Foi a primeira vez em três anos que a Xiaomi conseguiu alcançar o segundo lugar nas fabricantes que mais vendem smartphones a nível global. O feito foi registado no mês de agosto, segundo dados da Counterpoint Research, que salienta que a ultrapassagem se deve ao declínio da Apple e não propriamente ao crescimento da Xiaomi, que se manteve em linha.

No mercado chinês, por exemplo, a Huawei recuperou a quota do mercado, tendo mesmo registado mais utilizadores no seu HarmonyOS do que no iOS da Apple no segundo trimestre.

A Counterpoint salienta que a Xiaomi foi uma das marcas que mais rapidamente cresceu no primeiro trimestre de 2024, registando 22% de aumento em volume de vendas. Ainda assim, as vendas moderaram no segundo trimestre, embora se espere que no final do ano o crescimento total seja de dois dígitos. A analista diz que a Xiaomi, tal como o resto da indústria de smartphones, teve de enfrentar os desafios macroeconómicos de 2023, mas que conseguiu alterar a linha de produtos, aumentando vendas, somando crescimentos mensais em comparação com os períodos homólogos anteriores.

Xiaomi passa Apple em agosto 2024
Xiaomi passa Apple em agosto 2024 Fonte: Counterpoint

Os analistas apontam que os equipamentos de gama de entrada e média gama continuam a ser muito lucrativos para a Xiaomi, a empresa tem vindo a registar um aumento no segmento premium, sobretudo na área dos dobráveis e smartphones ultra.

Também é explicado que o “deslize” da Apple em agosto se deve, obviamente, à expetativa dos consumidores para o lançamento dos novos modelos em setembro, como foi o caso do iPhone 16. Agosto é quase sempre o pior mês para a empresa da maçã. Com o lançamento do novo equipamento, a Counterpoint acredita que a Apple volte ao segundo lugar ou eventualmente ao primeiro posto.

Numa análise ao mercado, a Counterpoint aponta que os equipamentos estão cada vez mais próximos uns dos outros naquilo que oferecem em tecnologia e nos preços praticados e com isso a concorrência está bastante acesa. As empresas procuram agora diferenciarem-se na oferta, com novos formatos como é o caso dos dobráveis e com as funcionalidades de IA generativa. Espera-se a chegada do modelo de ecrã tripartido da Huawei, o Mate XT, assim como a possibilidade da Samsung lançar um modelo “enrolável” em 2025.