A Samsung foi uma das primeiras a introduzir no mercado os smartphones com ecrãs dobráveis e a ter que lidar com todos os problemas de design e engenharia associados à novidade. O certo é que já vai na sexta geração dos Flips e Folds e muitas outras fabricantes ainda estão nos primeiros modelos, já para não dizer que da Apple ainda está em fase de rumores. O mercado parece continuar à procura de novidades refrescantes e a Huawei prepara-se para lançar o primeiro dobrável com ecrã tripartido, o Mate XT.
Além dos dobráveis, as fabricantes têm vindo a trabalhar com tecnologia de ecrãs com a capacidade de enrolar. LG, Lenovo, Oppo e a Samsung têm feito demonstrações da tecnologia, não apenas em smartphones, mas também em televisores. Mas a Motorola já mostrou alguns conceitos de smartphone enrolável, assim como a Tecnno no seu Phantom Ultimate.
O facto da Samsung poder ser a primeira fabricante a lançar no mercado um smartphone com ecrã dobrável em 2025 ganha mais força. As fugas de informação já têm mais de um ano e indicavam que a fabricante pretendia começar a produção em massa deste tipo de ecrãs OLED enroláveis algures no próximo ano. O website coreano The Elec aponta novos detalhes do equipamento, incluindo a possibilidade do ecrã totalmente estendido ter 12,4 polegadas, sendo bem maior o Mate XT que tem 10,2.
Em informações anteriores, o modelo enrolável da Samsung vão ter uma UPC (Under Panel Camera) melhorada, sem recortes para a câmara frontal. O equipamento pode também descartar molduras, tendo um ecrã que pode ocupar toda a zona frontal do modelo. Na demonstração de tecnologia, a Samsung mostrou um OLED a ser enrolado para diminuir de tamanho, utilizando um pequeno motor na estrutura de suporte, podendo sere aplicado a smartphones.
Nessa altura, a fabricante explicou que os ecrãs deste tipo já conseguiam expandir-se até cinco vezes o seu tamanho vertical e podem ser desenrolados como um pergaminho.
A Elec aponta ainda a redução de custos que a Samsung está a planear, começando por cortar o envio para as lojas dos modelos “dummy” para exposição. E revela uma imagem de uma patente da fabricante sul-coreana de um modelo com ecrã dobrável tripartido que nunca terá ido em frente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Maple Tale é uma aventura de plataformas com animações desenhadas à mão -
Site do dia
Precisa de gravar o ecrã do computador? O Donzo dá uma ajuda com um clique -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários