Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven desenvolveu um protótipo de um carro, que compensa emissões de carbono à medida que circula. Os autores do projeto dizem que este é o primeiro carro do mundo carbono negativo.

O projeto ZEM - Zero Emission Mobility envolveu 35 estudantes holandeses para criar um carro elétrico, que produz parte da energia que usa (cerca de de 15%), através dos painéis solares instalados no tejadilho e na frente do veículo.

Sendo um carro elétrico, a sua circulação não gera emissões de carbono mas isso acontece durante a produção das baterias de litium que o carro usa, bem como durante a produção de eletricidade através dessas baterias, emissões que o carro vai compensar com o sistema desenvolvido pelos estudantes e que permite eliminar do ar 10 gramas de CO2, por cada quilómetro percorrido.

Atrás da grelha frontal do veículo está instalado um conjunto de dispositivos para capturar CO2, enquanto o carro circula. O dióxido de carbono recolhido fica acumulado em filtros que, uma vez despejados, permitem reaproveitar o conteúdo para fazer combustível e outros produtos. Uma das outras opções possíveis será cerveja. Em declarações à News.com, um dos membros da equipa antecipou que o grupo está convencido de que será possível fazer evoluir o projeto para tornar estes filtros modulares e adaptáveis a outros veículos.

A equipa que desenvolveu o projeto não tem planos para transformar o protótipo num veículo comercial, mas está a tentar registar a patente do sistema de retenção de carbono que desenvolveu. O outro objetivo do projeto é sensibilizar os fabricantes para o tema da sustentabilidade e mostrar que é possível fazer diferente, mesmo com recursos limitados.

Outras curiosidades sobre o ZEM são o facto de ter sido pensado em toda a linha como um projeto sustentável e, como tal, 80% do veículo foi produzido com recurso a impressão 3D, a partir de plástico reciclado.