O TEK Notícias acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A ilha de Santa Maria, nos Açores, foi escolhida pela INNOSPACE como a sua base de lançamento na Europa. A empresa sul-coreana assinou um contrato plurianual de serviços de lançamento com o Atlantic Spaceport Consortium (ASC), que opera o porto espacial na ilha açoriana.
O próximo teste de voo da Starship está previsto para o primeiro trimestre de 2026 e, depois de um “percalço” explosivo, a SpaceX continua a avançar nos preparativos feitos nas instalações da Starbase, no Texas.
Através de observações feitas com o Hubble, uma equipa de investigadores descobriu um novo tipo de objeto celeste. Descrito como uma nuvem rica em gás, desprovida de estrelas e dominada por matéria escura, o objeto foi batizado como Cloud-9.
A primeira superlua do novo ano foi captada por fotógrafos um pouco por todo o mundo e as fotografias são impressionantes. A próxima superlua só chegará no dia 24 de novembro e a última, a 23 de dezembro, promete ser a mais impressionante.
Os planetas errantes, ou seja, aqueles que “vagueiam” pelo Espaço sem orbitar uma estrela, continuam a intrigar a comunidade científica. Agora, uma equipa de cientistas conseguiu confirmar a existência de um destes planetas ao determinar a sua distância e massa.
A Neuralink continua a avançar no desenvolvimento da sua interface cérebro-computador. Segundo Elon Musk, os planos da empresa passam por dar início à produção em grande escala já em 2026, com mudanças na forma como os seus implantes cerebrais são colocados.
Em 2026 há vários bons motivos para observar o céu noturno, entre superluas, chuvas de estrelas e "desfiles" planetários, com especial destaque para um eclipse solar total que poderá ser visto numa pequena parte de Portugal.
Num ano marcado pelas rivais da SpaceX, órbitas cada vez mais “congestionadas” e pelo reforço das ambições europeias, os preparativos para o regresso à Lua continuaram a ganhar destaque à medida que a indústria espacial avança para uma nova fase.
O novo concurso Defesa+Ciência quer reforçar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em áreas estratégicas para a Defesa Nacional. As candidaturas estão abertas até ao dia 24 de fevereiro de 2026.
As equipas da NASA continuam a testar os sistemas do Perseverance e confirmam que está em "excelente forma". Agora, o rover está a preparar-se para uma nova fase na sua missão, seguindo caminho até uma região chamada Lac de Charmes.
A tecnologia desenvolvida para voos supersónicos encontra nova aplicação na geração de energia para infraestruturas de IA, numa viragem inesperada do setor aeronáutico.
Já foi publicado em Diário da República o decreto-lei que concretiza a criação da AI², a agência que resulta da fusão entre a Agência Nacional de Inovação e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Entra em operação a 1 de Janeiro de 2026.
A 25 de dezembro de 2021, o James Webb partia finalmente para o Espaço. Desde então, as descobertas feitas e imagens "colecionadas" pelo sucessor do Hubble continuam a fascinar, ajudando a desvendar os segredos mais profundos do Universo.
A vida no espaço pode ser tão ou mais atarefada do que a vida na Terra. É certo que não tem trânsito, mas atividade no dia a dia dos astronautas não falta e exige conhecimentos diversificados e destreza. A sexta-feira antes do Natal foi assim…
Graças a uma iniciativa da EIT Urban Mobility, foi testado com sucesso o transporte de material crítico por um veículo aéreo não tripulado, reduzindo tempos de resposta numa situação de emergência.
Michaela Benthaus é engenheira aeroespacial e de mecatrónica na Agência Espacial Europeia e, antes de voar com a empresa de Jeff Bezos, já tinha participado num voo em gravidade zero, bem como numa missão espacial análoga.
Através das suas equipas em Portugal e no Reino Unido, a GMV vai participar num novo projeto que faz parte do programa NAVISP (Navigation Innovation and Support Programme) da Agência Espacial Europeia.
No dia 19 de dezembro, o 3I/ATLAS, que está agora a navegar rumo ao Espaço interestelar, vai passar a cerca de 273 milhões de quilómetros do nosso planeta. Não será possível observar o cometa a olho nu, mas há maneira de o acompanhar online: veja como.
Fundada em 2022, a Overview Energy passou os últimos anos a desenvolver a sua tecnologia e apresenta agora um plano ambicioso. O objetivo passa por usar satélites capazes de captar luz solar em órbita, transmitindo-a depois para redes de painéis solares na Terra.
O incidente, que envolveu um satélite recém-lançado pela China e um equipamento da rede Starlink reacendeu o debate sobre a urgência de uma melhor coordenação no tráfego orbital. A SpaceX queixa-se de falta de comunicação.
No dia 19 de dezembro, o misterioso "visitante" interestelar vai passar a cerca de 273 milhões de quilómetros do nosso planeta, o equivalente a mais de 700 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
A destreza de uma mão humana não é fácil de replicar pelo mais avançado dos sistemas computacionais. A IA tem quebrado barreiras e voltou a fazê-lo, como prova a experiência de investigadores da Universidade do Utah.
A tecnologia de neuroestimulação sem recurso a fármacos desenvolvida pela Flow poderá ser prescrita nos Estados Unidos a partir do segundo trimestre de 2026, após ensaios clínicos em larga escala que comprovam a sua eficiência.
A galáxia NGC 3783 tem no seu centro um buraco negro gigantesco. Através de dois telescópios espaciais de raios X, astrónomos conseguiram detetar uma explosão que, numa questão de horas, gerou ventos ultra-rápidos e poderosos, num fenómeno semelhante às erupções solares.