O TEK Notícias acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Os astronautas da Crew-11 já regressaram à Terra, na primeira missão interrompida por problemas médicos nos 25 anos de história da Estação Espacial Internacional. A NASA continua a avaliar as opções para antecipar o lançamento da Crew-12.
Uma nova imagem captada pelo telescópio Hubble mostra um vasto panorama cósmico, entre estrelas em formação e nebulosas de reflexão, na região NGC 1333.
A NASA está a celebrar um quarto de século de vida da Estação Espacial Internacional, local onde se trabalha também na investigações científicas em órbita, em projetos que garantiram avanços que vão de terapias contra o cancro a produção de alimentos.
Através da assinatura dos Acordos Artemis, Portugal passa a fazer parte de um grupo de 60 países que pretendem promover as melhores práticas e princípios de comportamento responsável para a exploração e utilização civil do espaço.
Os astrónomos realçam que a descoberta, feita através do Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, desafia a compreensão de como as estrelas já mortas interagem com o meio que as rodeia.
Instalado no Chile o observatório Vera C. Rubin tem como missão captar milhares de imagens do céu para criar o maior time-lapse do Universo. Um novo estudo baseado nas suas primeiras observações revela mais pormenores sobre um recordista cósmico.
A tripulação da ISS estava a preparar-se para a primeira caminhada espacial do novo ano, agendada para 8 de janeiro e protagonizada pelos astronautas Mike Fincke e Zena Cardman. Porém, um imprevisto obrigou a NASA a mudar os planos e a antecipar o regresso da Crew-11.
A ilha de Santa Maria, nos Açores, foi escolhida pela INNOSPACE como a sua base de lançamento na Europa. A empresa sul-coreana assinou um contrato plurianual de serviços de lançamento com o Atlantic Spaceport Consortium (ASC), que opera o porto espacial na ilha açoriana.
O próximo teste de voo da Starship está previsto para o primeiro trimestre de 2026 e, depois de um “percalço” explosivo, a SpaceX continua a avançar nos preparativos feitos nas instalações da Starbase, no Texas.
Através de observações feitas com o Hubble, uma equipa de investigadores descobriu um novo tipo de objeto celeste. Descrito como uma nuvem rica em gás, desprovida de estrelas e dominada por matéria escura, o objeto foi batizado como Cloud-9.
A primeira superlua do novo ano foi captada por fotógrafos um pouco por todo o mundo e as fotografias são impressionantes. A próxima superlua só chegará no dia 24 de novembro e a última, a 23 de dezembro, promete ser a mais impressionante.
Os planetas errantes, ou seja, aqueles que “vagueiam” pelo Espaço sem orbitar uma estrela, continuam a intrigar a comunidade científica. Agora, uma equipa de cientistas conseguiu confirmar a existência de um destes planetas ao determinar a sua distância e massa.
A Neuralink continua a avançar no desenvolvimento da sua interface cérebro-computador. Segundo Elon Musk, os planos da empresa passam por dar início à produção em grande escala já em 2026, com mudanças na forma como os seus implantes cerebrais são colocados.
Em 2026 há vários bons motivos para observar o céu noturno, entre superluas, chuvas de estrelas e "desfiles" planetários, com especial destaque para um eclipse solar total que poderá ser visto numa pequena parte de Portugal.
Num ano marcado pelas rivais da SpaceX, órbitas cada vez mais “congestionadas” e pelo reforço das ambições europeias, os preparativos para o regresso à Lua continuaram a ganhar destaque à medida que a indústria espacial avança para uma nova fase.
O novo concurso Defesa+Ciência quer reforçar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em áreas estratégicas para a Defesa Nacional. As candidaturas estão abertas até ao dia 24 de fevereiro de 2026.
As equipas da NASA continuam a testar os sistemas do Perseverance e confirmam que está em "excelente forma". Agora, o rover está a preparar-se para uma nova fase na sua missão, seguindo caminho até uma região chamada Lac de Charmes.
A tecnologia desenvolvida para voos supersónicos encontra nova aplicação na geração de energia para infraestruturas de IA, numa viragem inesperada do setor aeronáutico.
Já foi publicado em Diário da República o decreto-lei que concretiza a criação da AI², a agência que resulta da fusão entre a Agência Nacional de Inovação e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Entra em operação a 1 de Janeiro de 2026.
A 25 de dezembro de 2021, o James Webb partia finalmente para o Espaço. Desde então, as descobertas feitas e imagens "colecionadas" pelo sucessor do Hubble continuam a fascinar, ajudando a desvendar os segredos mais profundos do Universo.
A vida no espaço pode ser tão ou mais atarefada do que a vida na Terra. É certo que não tem trânsito, mas atividade no dia a dia dos astronautas não falta e exige conhecimentos diversificados e destreza. A sexta-feira antes do Natal foi assim…
Graças a uma iniciativa da EIT Urban Mobility, foi testado com sucesso o transporte de material crítico por um veículo aéreo não tripulado, reduzindo tempos de resposta numa situação de emergência.
Michaela Benthaus é engenheira aeroespacial e de mecatrónica na Agência Espacial Europeia e, antes de voar com a empresa de Jeff Bezos, já tinha participado num voo em gravidade zero, bem como numa missão espacial análoga.