O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Embora rodeado de muitas dúvidas, Quipu não deixa de ser um marco na exploração do Universo. Classificado como o maior objeto galáctico conhecido, faz 13 mil vezes o comprimento da Via Láctea.
Num novo vídeo partilhado pela NASA é possível ver uma aurora boreal a “dançar” sobre o Canadá numa paisagem salpicada pelas luzes noturnas da região. As imagens, captadas em janeiro, mostram também o nascer do Sol sobre o Oceano Atlântico.
Uma colaboração de astrónomos e telescópios identificou um jato de matéria que se formou quando o Universo tinha 10% da sua idade e que se estende a 200.000 anos-luz de distância, o dobro da Via Láctea.
O Presidente russo, Vladimir Putin, perguntou hoje se a atual tecnologia aeroespacial russa permite que um animal como uma vaca, um coelho ou um gato seja levado a Marte.
Um grupo de investigadores realizou uma simulação inovadora para testar uma teoria com mais de 50 anos, de que o universo poderia estar preso num vácuo falso.
Dois novos estudos, que usaram cruzaram dados das sondas InSight e Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, revelam que o impacto da atividade sísmica causada por meteoroides em Marte é mais profundo do que se pensava, seguiram uma rota muito mais direta e profunda pelo manto do planeta.
Assistentes pessoais com IA capazes de fazer pesquisas, táxis-robot, combustíveis produzidos a partir de óleo alimentar e resíduos industriais, e novos avanços no desenvolvimento de tratamentos para a HIV estão entre as tecnologias que prometem mudar o mundo já este ano.
Pela primeira vez na história da Humanidade, o SPHEREx vai mapear toda a esfera celeste em 102 cores infravermelhas. Se tudo correr como planeado, o telescópio da NASA vai partir para o Espaço no próximo dia 27 de fevereiro à “boleia” de um foguetão Falcon 9 da SpaceX.
A Agência Espacial Europeia anunciou a construção do Argonauta, o primeiro primeiro módulo de alunagem europeu, construído por um consórcio liderado pela empresa aeroespacial Thales Alenia Space. O lançamento está previsto para 2031.
Cientistas de Harvard determinaram os mecanismos químicos através dos quais Marte era capaz de manter calor suficiente nos seus primórdios para sustentar água e possivelmente vida.
Apesar de ser relativamente pequeno em termos astronómicos, o asteroide 2024 YR4 tem tamanho suficiente para causar danos consideráveis caso atinja o planeta Terra. É por isso que está sob os holofotes da ESA.
Os resultados obtidos com as amostras do asteroide Bennu podem reescrever a história sobre as origens do Sistema Solar, apontando outros ambientes cósmicos como igualmente promissores para procurar sinais de vida.
Imagine usar buracos negros como “laboratórios” para testar as leis do universo. Assim fizeram investigadores da Universidade de Coimbra para descobrir que partículas hipotéticas, os axiões, podem alterar os processos num buraco negro.
O Relógio do Juízo Final - ferramenta simbólica criada para visualizar a probabilidade de a humanidade desaparecer – marca agora 89 segundos para a meia-noite, o mais próximo que esteve da hora final nos seus 78 anos de história.
Uma ação em tribunal na Califórnia acusa a Apple de publicidade enganosa relacionada com as braceletes dos seus smartwatchs, contendo químicos tóxicos que se infiltram na pele. Fabricante garante que são seguras.
Composta por três satélites, a missão Swarm estuda o campo magnético da Terra, detetando sinais subtis gerados pelas marés. Estes dados ajudam a entender os oceanos, a distribuição de magma e podem auxiliar na previsão de futuras erupções vulcânicas.
Os astronautas da NASA Suni Williams e Butch Wilmore devem realizar no final do mês a sua segunda caminhada espacial do ano, para efetuar manutenção na Estação Espacial Internacional.
O Homo sapiens pode ter sofrido alterações genéticas adaptativas nos seus tipos sanguíneos pouco depois de ter deixado África, de acordo com uma investigação publicada na quinta-feira na Scientific Reports.
Imagine fazer exercício sem pesos e medir músculo com dispositivos futuristas. Estas são apenas algumas das curiosas adaptações que ajudam os astronautas a viverem em microgravidade na Estação Espacial Internacional.
O sétimo voo do megafoguetão Starship já tinha sido adiado mas a SpaceX conseguiu esta madrugada recuperar o booster do Super Heavy, cumprindo parte da missão, apesar da explosão que iluminou os céus sobre o mar das caraíbas.
Os astronautas da NASA Nick Hague e Suni Williams efetuaram a primeira caminhada espacial deste ano, na quinta-feira, para realizar trabalhos de manutenção na Estação Espacial Internacional (ISS), incluindo reparações no telescópio NICER.
Depois de anos de adiamento, a Blue Origin conseguiu finalmente colocar em órbita o foguetão New Glenn, dando um passo importante para receber as certificações da NASA para realizar missões privadas.
Um foguetão da SpaceX com duas sondas de empresas privadas a bordo para missões na Lua, uma americana e outra japonesa, descolou hoje do Centro Espacial Kennedy, na costa leste dos Estados Unidos.
O objetivo da missão é transportar 10 instrumentos científicos e tecnológicos até à superfície da Lua, contribuindo para a compreensão do ambiente lunar e preparando o caminho para futuras missões humanas que darão o "salto" para Marte.