-
-
#iLikeYouLike: Olivia C., uma influencer artificial portuguesa à conquista do mundo
Quer inspirar com conteúdos sobre viagens, lifestyle e até tecnologia e, ao mesmo tempo, combater o preconceito contra as ferramentas de IA, não fosse, ela própria, fruto da tecnologia. Olivia C. "falou" com o SAPO TEK sobre o seu papel como influencer artificial. A FALAMUSA, empresa que a criou, tapor Patricia Calé -
#iLikeYouLike: B-Girl Vanessa representa Portugal em breakdance nos Jogos Olímpicos e mostra orgulho no seu papel de influenciadora
A atleta portuguesa de breakdance treinou os últimos dois anos para participar nos Jogos Olímpicos, naquele que é o ponto alto da sua carreira artística e desportiva. É embaixadora da Red Bull e influenciadora das mulheres no digital no destaque ao desporto.por Rui Parreira -
#iLikeYouLike: Um casamento na Twitch? André Nunes (Possessivo) garantiu transmissão do seu dia especial
Streamer a tempo inteiro na Twitch há três anos, Possessivo divide-se entre outras atividades, incluindo a música e a venda de roupas e merchandising online. Recentemente casou-se e transmitiu o casamento em streaming para milhares de seguidores.por Rui Parreira -
#iLikeYouLike: Paulo Pereira é professor e as aulas na Twitch confirmaram o amor à profissão
Paulo Pereira passou a usar a Twitch para dar aulas online por culpa da pandemia. Diz-se “um bocado velho” e “basicamente um noob”, usando o jargão do meio, mas o certo é que juntou perto de 17 mil seguidores e agora até faz streaming de jogos. Gaming à parte, o foco é e será sempre o ensino, garantpor Patricia Calé -
#ILikeYouLike: Sofia Castro Fernandes tem a missão de inspirar trabalhadores e líderes a superar desafios profissionais
Formada em direito e psicologia, Sofia Castro Fernandes é a fundadora do “Às Nove No Meu Blog”, onde inspira outros utilizadores a encarar o dia-a-dia com maior positividade.por Rui Parreira -
#ILikeYouLike: Martim Calado e o fascínio pela tecnologia de mãos dadas com a criatividade
Desde cedo que Martim Calado sentia o fascínio pela tecnologia e, depois do YouTube, foi no TikTok onde encontrou novas oportunidades para a criação de conteúdo, contando já com mais de 72 mil seguidores na rede social. -
#ILikeYouLike: Fábio da Silva quer dar Espaço à ciência e criou um Universo Perpendicular nas redes sociais
Instagram, TikTok, Facebook e YouTube são as plataformas onde Fábio da Silva usa o seu Universo Perpendicular para comunicar ciência, principalmente sobre o espaço, de forma simples e criativa.por Patricia Calé -
#ILikeYouLike: Hugo Rosa não é só o “gajo dos cartazes” e também junta comédia à tecnologia
Oito anos depois da atuação no Got Talent Portugal, Hugo Rosa continua a dar cartas na comédia, com a tecnologia a abrir novas oportunidades humorísticas. E não tem medo que o ChatGPT lhe roube o trabalho. -
#ILikeYouLike: Para RuiPlay tudo começou com 13 anos. Agora faz streams de Fortnite e cria conteúdos para o Sporting
Aos 20 anos, RuiPlay já tem quase 140 mil seguidores no YouTube, mas atualmente prefere explorar as streams na Twitch e TikTok, rede social que aconselha a quem esteja agora a começar.por Rui Parreira -
#ILikeYouLike: Helfimed foi à América e, mais de 10 anos depois, vai muito além do YouTube
Hélder Medeiros, ou Helfimed, é o comediante e criador de conteúdo por trás de um dos vídeos que ficaram certamente na memória de quem andava pelo YouTube em 2010. Hoje, conjuga o mundo online com um programa na RTP Açores, mas também espetáculos ao vivo, tudo em micaelense. -
#ILikeYouLike: A beleza do burlesco saltou do cabaret para o Instagram. Louise L’amour é a artista que vende o sonho
O TikTok é uma “arte” que ainda não domina, mas enquanto isso Luísa Correia, mais conhecida como Louise L’amour, espalha um pouco da magia do colorido e brilhante burlesco no Instagram. Em nome próprio e em nome do The Spectacular Cabaret Fest.por Patricia Calé -
#ILikeYouLike: “Mais vale feito do que perfeito” e é assim (e com humor) que LiliOnScreen soma seguidores
Trabalha bem sobre pressão e “já” consegue viver do que ganha online (passados seis anos). Quando um hater a insulta é pessoa para ir lá e agradecer “porque um comentário é engajamento” e acha que o seu maior foco de atração como LiliOnScreen é “não levar as coisas muito a sério”.por Patricia Calé -
#ILikeYouLike: Entre a cozinha e as redes sociais, Rui Ribeiro conta a “receita” do projeto Faz & Come
“Ligar o forno e ser feliz”: é este o lema de Faz & Come, projeto criado pelo chef e criador de conteúdo Rui Ribeiro, que conta ao SAPO TEK como combina o mundo da cozinha com o das redes sociais, entre oportunidades, mas também desafios. -
#ILikeYouLike: Sara Rechena escreve sobre videojogos e faz streams. Não larga também a paixão pela música
Sara Rechena é redatora de videojogos e faz streams de gaming na Twitch, oportunidades que agarrou depois de praticar “frente ao espelho” técnicas de apresentação televisiva.por Rui Parreira -
#ILikeYouLike: A matemática não é um bicho de sete cabeças e Inês Guimarães mostra que há um lado divertido
Inês Guimarães, também conhecida como MathGurl no YouTube, conta ao SAPO TEK como desmistifica a matemática e mostra o lado mais divertido da área científica. -
#ILikeYouLike: Quim Barreiros tem “a garagem da vizinha” na música e nas redes sociais
“A cabritinha”, “Chupa Teresa”, “Mestre de culinária” ou “A garagem da vizinha” ouvem-se por Portugal inteiro e também fazem sucesso nas redes sociais. Os populares trocadilhos das músicas de Quim Barreiros andam pelo Facebook, Instagram e Twitter. Já espreitou?por Patricia Calé -
#ILikeYouLike: Raquel Martinho é bicampeã nacional de FIFA, mas considera a competição de eSports um hobby
Bióloga de formação, Raquel Martinho dá aulas práticas, mas nos seus tempos livres veste a camisola do Rio Ave nas competições de FIFA e já se consagrou por duas vezes campeã nacional de futebol virtual feminino. Defende que as mulheres chegaram recentemente à modalidade, mas têm vontade de vencer.por Rui Parreira -
#ILikeYouLike: João Bernardino e o espírito de redescoberta da fotografia aliado à tecnologia
O Instagram levou João Bernardino a redescobrir a fotografia e é na rede social onde partilha as suas criações com o mundo. Ao SAPO TEK, o fotógrafo e criador de conteúdo conta como a tecnologia, incluindo a inteligência artificial, marca o seu trabalho. -
#ILikeYouLike: Gonçalo Brandeiro lidera a Betclic Apogee e quer ajudar a tornar o mundo mais sustentável
A Betclic Apogee é uma das poucas organizações profissionais de eSports e dedica-se a 100% ao FIFA. As questões ambientais são tão importantes como as competições e Gonçalo Brandeiro já traçou uma meta para a sua equipa: ser campeã do mundo de FIFA.por Rui Parreira -
#ILikeYouLike: De advogada estagiária a “agricoinfluencer”. A culpa foi de um cabrito chamado Inácio
No Instagram e no TikTok é conhecida como “Batata”, já na rua chamam-lhe a “menina do cabrito”. Margarida Beltrão (seu real nome) partilha o dia a dia entre cabras, perus, alfaces, “bróculo” e couves, no meio de desgostos amorosos. Sempre com humor.por Patricia Calé -
#ILikeYouLike: Movemind divide a paixão pelos streams na Twitch e os relatos de futebol na televisão
Diogo da Silva começou a sua carreira na Twitch de forma profissional no início da pandemia e já é um dos streamers com maior destaque em Portugal. A sua paixão teve início com os relatos em direto das partidas de FIFA e hoje já comenta os jogos para a SportTV.por Rui Parreira -
#ILikeYouLike: 4 amigos, 50 dias, 15 países e uma viagem inesquecível à boleia até ao Qatar
Em 50 dias, os criadores do canal de YouTube AndaMente e dois amigos percorreram 15 países e mais de 8.000 quilómetros à boleia para chegarem ao Qatar. Ao SAPO TEK, Francisco Albuquerque conta os momentos que marcaram esta viagem e que planos estão a ser preparados para o futuro do projeto. -
#ILikeYouLike: O que acontece quando um músico e um psicólogo juntam forças num podcast sobre a vida e a mente?
Ao SAPO TEK o músico Martim Torres e o psicólogo Hugo Zagalo, criadores do podcast de desenvolvimento pessoal Maus Hábitos, contam como tudo começou, como ambicionam levar o projeto mais longe e como redes sociais como o TikTok estão a mudar a forma como os podcasts chegam a um público ainda maior.