A rubrica Mercados Justos do Século XXI, desenvolvida em parceria com o whatnext.law, centra-se, esta semana, no uso de agentes de IA na fixação de preços e no trading, analisando os riscos que estes sistemas colocam à concorrência e à integridade dos mercados financeiros.
As tarifas e incerteza económica continuam a pressionar as empresas tecnológicas e Gary Shapiro, CEO da Consumer Technology Association admite que há decisões difíceis para 2026, mas que o sector mostra resiliência e capacidade de adaptação.
Os despedimentos são uma tendência cada vez mais comum para as grandes tecnológicas, como Amazon, Meta, Google e Microsoft, que, nos últimos três anos, despediram dezenas de milhares de funcionários.
No final de novembro, a Asterion Industrial Partners anunciou a compra do Covilhã Data Center Campus da Altice Portugal. A Autoridade da Concorrência (AdC) já foi notificada da intenção de compra, num negócio estimado em 120 milhões de euros e com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026
Esta semana a rubrica Mercados justos do Sec XXI, desenvolvida em parceria com o o whatnext.law, aborda os "smart contracts" e as vantagens do blockchain, assim como os desafios à sua generalização.
Após aprovação no Parlamento e um alerta de Bruxelas, a Lei n.º 73/2025, que transpõe o regulamento europeu DORA para a legislação nacional, já foi publicada em Diário da República.
As tecnológicas foram a estrela do mercado de capitais em 2025 com valorizações nunca alcançadas por empresas do sector como a Nvidia, numa montanha russa que esconde alguns receios e que deve atrair mais protagonistas de peso em breve.
A adoção da Inteligência Artificial está a crescer nas empresas e a automação de tarefas deverá acelerar. Um novo relatório do McKinsey Global Institute indica quais as competências humanas que vão prevalecer, num mundo onde as pessoas, robots e agentes inteligentes têm de trabalhar em conjunto.
O desenvolvimento de competências digitais é um dos grandes desafios globais e em Portugal a Coligação para a Empregabilidade Digital está a trabalhar para chegar a mais pessoas. Em entrevista, Sandra Martins explica como se pretende construir novas pontes com organizações da sociedade civil e empre
Não é oficialmente uma compra, seguindo uma nova tendência em Silicon Valley, mas é a garantia que a Groq não vai continuar a desafiar a Nvidia no mercado de chips para IA. A Nvidia licenciou a tecnologia, leva o CEO e mais algum talento.
O setor antecipa um forte crescimento impulsionado pelo Mundial de Futebol e pela descida de preços nos ecrãs Mini LED e RGB mini LED, que se estão a tornar o novo padrão de consumo.
A ameaça estava no ar e concretizou-se. Os Estados Unidos proibiram a venda de drones e componentes da DJI no país. A proibição vale para novos modelos e assenta em novas conclusões de um relatório de segurança.
Acesso grátis com cedência de dados ou pago? Este é o tema do segundo artigo da nova rubrica semanal assinada pelo whatnext.law sobre desenvolvimentos regulatórios que impactam a economia digital.
A posição monopolista da Apple no mercado de aplicações móveis, justifica a multa anunciada esta segunda-feira pelo regulador italiano da concorrência à dona do iPhone.
Uma decisão do Tribunal do Delaware sobre as ações da Tesla fez com que a fortuna de Elon Musk ultrapassasse os 700 mil milhões de dólares, reforçando a sua posição como homem mais rico do mundo.
Com um preço de entrada de 8 mil euros, o microcarro desenvolvido pelo CEiiA já recebeu a homologação oficial da União Europeia e prepara-se para iniciar a produção em larga escala em 2026.
Numa carta enviada a Pete Hegseth, Secretário da Defesa dos Estados Unidos, um conjunto de legisladores norte-americanos apela ao Pentágono para que adicione mais um grupo de tecnológicas chinesas à “lista negra” de entidades que apoiam o exército chinês.
A mais recente edição do Experis Tech Talent Outlook mostra que a maioria das empresas do sector de TI em Portugal quer contratar no início de 2026, mas automação é apontada como um dos principais motivos para reduzir equipas.
Para as empresas, o ano de 2025 marca um ponto de viragem na utilização de IA. Embora a tecnologia esteja presente na maioria das organizações a nível global, nem todas estão a conseguir ganhar escala, aponta um novo relatório.
Esta semana, a Administração Trump ameaçou a União Europeia com a imposição de taxas e restrições em resposta ao que considera ser ações “discriminatórias” contra empresas norte-americanas.
Vários sectores estão a deixar de usar drones de forma pontual, para os incluírem nos seus recursos habituais de trabalho. Um novo estudo mostra que setores se destacam nesta área e faz as contas às receitas esperadas.
A criadora do ChatGPT poderá adotar os processadores de inteligência artificial da Amazon, num acordo que elevaria a avaliação da tecnológica liderada por Sam Altman acima dos 500 mil milhões.
O Regulamento dos Dados está no centro do primeiro artigo da nova rubrica semanal assinada pelo whatnext.law sobre desenvolvimentos regulatórios que impactam a economia digital.
Em setembro já havia um acordo para a venda do TikTok, que foi anunciado com pompa e circunstância, mas ainda não se consumou. O que se sabe e o que falta saber sobre a solução que vai permitir apagar uma lei aprovada com largo consenso?