O mercado mobile já não cresce em downloads, mas continua a bater recordes em receita. Em 2025, a monetização ganhou protagonismo, as apps ultrapassaram os jogos numa mudança histórica e a inteligência artificial passou a definir o ritmo da indústria.
O valor oficial do negócio da Apple não é conhecido, mas o número que está a ser avançado é de 2 mil milhões de dólares, naquela que deverá ser a segunda maior compra de sempre da tecnológica. Entretanto a empresa apresentou resultados, superando expectativas de vendas nos iPhones.
A Tesla está a reinventar-se para voltar a crescer ao ritmo de outros tempos e compensar a concorrência nos elétricos. A IA e a robótica estão no centro da estratégia.
A empresa criada por Virgílio Bento anunciou a maior aquisição da sua história, que acontece na Europa, lançando a tecnológica na região, e planos para a maior operação de financiamento de sempre.
A Sage assinou uma parceria global com a portuguesa Augusta Labs, que já está a ajudar o grupo francês a integrar inteligência artificial nas soluções e a levar aos clientes novos recursos para acelerar projetos com IA.
O projeto enquadra-se num conjunto de novas iniciativas que incluem a fusão por incorporação da sua subsidiária de criptoativos, a Bison Digital Assets, e o desenvolvimento da capacidade de tokenização de ativos do mundo real (Real World Assets, ou RWA).
Desde que chegou à China, o Model 3 da Tesla nunca deu hipótese à concorrência e liderou vendas todos os anos. O “reinado” acabou em 2025: o modelo foi superado por um concorrente local, que se estreou há menos tempo nos carros elétricos.
Esta semana, na rubrica Mercados Justos do Século XXI, desenvolvida em parceria com o whatnext.law estão em destaque os temas da tutela da atenção, os riscos da vigilância emocional e a necessidade de travar o uso de dark patterns (ou padrões obscuros) no mercado digital.
A portuguesa Tekever foi uma das empresas escolhidas para ajudar as forças armadas britânicas a chegar ao design de uma nova geração de drones, que vão apoiar helicópteros Apache em missões de ataque.
Um novo estudo mostra que as empresas qualificadas para serem consideradas líderes em inteligência artificial ainda são poucas, mas estão a multiplicar receitas e oportunidades de lucro. A análise detalha o que estão as organizações a fazer para aí chegar.
A informação não é confirmada, mas é o mais recente rumor sobre os planos de dispersão de capital em bolsa da SpaceX, uma operação que promete bater recordes e que pode acontecer mais cedo que o esperado.
A digitalização está a transformar o mercado de trabalho e os direitos dos trabalhadores. Esta semana, a rubrica Mercados Justos do Século XXI, desenvolvida em parceria com o whatnext.law, aborda os desafios do Direito Laboral Digital e as novas regras europeias para proteger quem trabalha num mundo
A justificação é que esta é uma forma de conseguir levar mais recursos a quem não paga, ou não quer pagar muito. O ChatGPT acrescenta nova versão paga e leva anúncios para a versão gratuita. Equilibra preços com os da concorrência.
A Google quer autorização da justiça para congelar a implementação das medidas definidas pelo tribunal que a condenou por práticas monopolistas no mercado de pesquisas.
Segundo as previsões da consultora Omdia, a explosão da inteligência artificial está a impulsionar o crescimento recorde de 30,7% nas receitas globais, com memória e chips lógicos a liderar essa expansão. Os resultados da TSMC confirmam essa previsão
Novos dados mostram que as fundadoras e cofundadoras de empresas europeias, em particular da Europa Central e de Leste, continuam a enfrentar dificuldades no acesso a financiamento de capital de risco.
A Ericsson quer avançar com o despedimento de 1.600 colaboradores na Suécia e assume que as iniciativas para assegurar a eficiência operacional vão continuar. A medida não afeta, para já, Portugal.
Processos menos complexos e menos burocráticos podiam abrir as portas dos concursos públicos europeus às PME e gerar 117 mil milhões de euros em valor. As PME portuguesas (teoricamente) estariam em vantagem graças à maturidade tecnológica.
Com a entrada em 2026, um novo relatório, baseado em dados da Teamlyzer e numa análise às tendências globais, alinha um conjunto de previsões para o mercado de IT em Portugal ao longo dos próximos 12 meses.
O mercado norte americano é um dos destinos preferenciais das startups portuguesas, mas nem sempre a abordagem é a mais correta, defende Miguel Aguiar. A Startup Portugal tem em marcha um programa de apoio e esteve na CES 2026 a avaliar a possibilidade de parcerias com a organização.
Até que ponto os algoritmos podem (ou devem) apoiar decisões judiciais em matéria laboral? A questão dá o mote para a mais recente edição da rubrica Mercados Justos do Século XXI, desenvolvida em parceria com o whatnext.law.
A Google e a Apple vão mesmo juntar forças para desenvolver a próxima geração de modelos de IA da empresa da maçã, baseados no Gemini. O acordo foi o empurrão que a casa-mãe da gigante de Mountain View precisava para entrar no “clube dos quatro biliões”.
Um novo acordo, cujos termos ainda não são conhecidos, prevê uma “colaboração de vários anos” entre as empresas, que servirá de base à próxima geração de modelos de IA da Apple, baseados no Gemini.
A CES marca o início do ano para muitas empresas de tecnologia, mas a presença portuguesa continua a ser muito reduzida numa feira que conta com mais de 4 mil expositores. Com modelos diferentes, a Bandora, Appning, Ynvisible e Defined.ai estão a conquistar o seu espaço.