Esta é a nona edição do programa promovido pela Startup Portugal que pretende reforçar a expansão internacional das startups com apoio à participação em grandes conferências tecnológicas internacionais.
O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros o que descreve como "três pilares essenciais" da Reforma do Estado para acelerar a transformação digital do país, incluindo a Agenda Nacional para a IA. O objetivo é colocar Portugal entre os 10 líderes digitais da Europa até 2030.
A oportunidade existe e já estão lançados os dados para que Portugal possa assumir um papel relevante na estratégia de semicondutores da Europa, mas as dificuldades são grandes e a falta de recursos e capacidade de fixação de talento estão entre as principais preocupações.
A Assembleia da República aprovou um diploma que exige maior transparência às plataformas de criptoativos, recolhendo dados sobre quem faz as transferências, num esforço para travar o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.
De acordo com a empresa, o investimento permitirá acelerar a sua expansão global, com vista à entrada em novos mercados, mas também acrescentar funcionalidades à sua plataforma, que combina dados de satélite e IA para monitorização de riscos em infraestruturas.
A China tem vindo a apostar significativamente no desenvolvimento de robots humanoides, com várias empresas a apresentarem soluções nesta área. Apesar do peso que a robótica representa na economia do país, surgem novos alertas para o surgimento de uma "bolha".
A Asterion Industrial Partners anunciou a compra do Covilhã Data Center Campus da Altice Portugal por 120 milhões de euros, num negócio que deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2026
Uma semana depois da Comissão Europeia ter anunciado uma investigação aprofundada às práticas de várias tecnológicas na cloud, incluindo a Microsoft, a Google decidiu desistir de uma queixa contra a rival.
É um clube altamente restrito, por enquanto. A Nvidia foi a primeira a chegar e a Apple ainda está a aquecer o lugar. A Alphabet deve ser a próxima e pode acontecer já esta quarta-feira.
Apesar das promessas de maior produtividade, a IA também traz sérios desafios para o mundo do trabalho, entre o desaparecimento de profissões e a necessidade urgente de requalificar trabalhadores. Mas quem deve assumir a responsabilidade para mitigar estes impactos?
Com uma larga margem para crescer e ganhar adeptos, os aparelhos de localização como o Apple Airtag ou o SmartTag da Samsung, usados em pessoas e bens, têm vindo a ganhar popularidade. A IA também vai ser relevante aqui.
Como organização sem fins lucrativos, o Centro para a IA responsável vai funcionar como um "gerador de consórcios" focados no uso ético e seguro da tecnologia. De acordo com Paulo Dimas, há um novo consórcio planeado para avançar já no próximo ano.
A Apple confirmou que vai avançar com despedimentos nas áreas de vendas. O anúncio surge depois de vários também protagonizados por tecnológicas americanas que vão fechar o ano a despedir.
A criação da nova empresa ainda está a aguardar autorizações regulatórias mas a ideia é juntar competências da Airbus e da Critical Software na Critical FlyTech.
As últimas semanas têm sido de grandes emoções para quem tem investimento em criptomoedas, mas desta vez não há motivos para sorrir. E pode continuar a não haver.
Mais do que uma App, o myAdvanceCare é uma experiência pensada para melhorar a vida das pessoas. A aposta valeu à AdvanceCare o prémio Best Tech Experience 2025, provando que inovação e proximidade podem andar de mãos dadas na saúde digital.
Com um custo de 1.9 mil milhões de dólares, a aquisição da Semrush permitirá à Adobe resolver um dos seus maiores desafios, o de manter a visibilidade de marca dos seus clientes numa época dominada pela Inteligência Artificial
A Nvida voltou a surpreender nos resultados e as previsões para o resto do ano também ficam acima das expectativas mais conservadoras. Porquê? Porque todos "adoram" a Nvidia, diz Jensen Huang.
Já são 17 os unicórnios que se fixaram em Lisboa e o balanço da Fábrica de Unicórnios faz-se também pelo apoio a startups e scalups e a abertura de novos hubs temáticos. Em entrevista ao TEK, Gil Azevedo diz que os dados demonstram a capacidade de Portugal atrair projetos internacionais.
A comissária Henna Virkkunen já tinha antecipado algumas das ideias durante o Web Summit, em Lisboa, e hoje a Comissão Europeia divulga a forma como quer simplificar as regras no mercado digital, e também as aplicadas à Inteligência Artificial. Há ainda uma "carteira digital" para guardar a "papelad
Com a Tekever a ultrapassar o valor de mercado de mil milhões de dólares em maio, Portugal tornou-se um dos 11 países europeus a produzir novos unicórnios este ano. Porém, no que toca a investimento tecnológico, o país deverá captar 230 milhões de dólares, numa descida face a 2024.
Com um número recorde de exportações no ano passado, as Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas registaram também um crescimento superior a 20% nas vendas de produtos através da Amazon, com mais de 3 milhões vendidos no ano passado, avança a empresa.
As moedas digitais são um bom "refúgio" para operações que não deixam rasto. Os criminosos continuam a saber disso e a tirar partido, como mostra uma nova investigação.