Um novo estudo da GlobalData antecipa crescimento a longo prazo para o mercado de wearables e identifica o tipo de empresas com maior probabilidade de crescer e também os dispositivos.
O novo rato gaming da Logitech substitui os tradicionais botões de rato por sensores analógicos indutivos, com feedback háptico em tempo real, para uma atuação mais rápida e precisa, e ganhos reais na redução de 30 ms de latência.
Num novo vídeo partilhado pela Boston Dynamics é possível ver a mais recente versão do robot Atlas a realizar proezas acrobáticas e a deslocar-se a diferentes velocidades, com algumas quedas e "escorregadelas" à mistura.
A aplicação de treino cognitivo em realidade virtual que foi desenvolvida em Portugal está entre os 40 vencedores do World Summit Awards, representando Portugal entre as melhores soluções digitais com impacto social, provenientes de mais de 180 países.
Plataformas como o Moltbot (que entretanto mudou de nome para OpenClaw) e o Moltbook estão a dar que falar, mas qual é a ligação entre elas, por que motivo se tornaram virais e que problemas de segurança levantam?
A nova televisão da linha Lifestyle da Hisense combina um design minimalista, acabamento em branco Morandi, com resolução Full HD melhorada por tecnologia Hi-QLED Color e Dolby Atmos.
A marca japonesa assinala três décadas da gama de câmaras compactas PowerShot com uma edição limitada da popular G7 X Mark III. Já na gama RF, a Canon lança duas novas objetivas ultra grande-angular da Série L de abertura rápida.
Os promotores do LibreOffice garantem que a versão 26.2 do software, que acaba de ficar disponível, é mais fácil de utilizar. Assegura uma interação mais suave e melhora a compatibilidade com software de diferentes fabricantes.
A Logitech G lançou os novos G325 Lightspeed, os auscultadores que prometem desempenho sem fios de alta qualidade, com áudio de 24 bits, bateria para mais de 24 horas, compatibilidade com PC, consolas e dispositivos móveis. Tudo por menos de 80 euros.
A decisão surge na sequência de vários acidentes mortais onde se suspeita que falhas de energia impediram a abertura das portas. Os Estados Unidos e a Europa também estão a analisar a implementação de medidas semelhantes.
O robot humanoide G1 da Unitree percorreu 130 mil passos de forma autónoma nas planícies geladas de Altay, na China, numa demonstração inédita de resistência robótica em condições extremas.
Desde a patente do primeiro automóvel em 1886 até aos sistemas de segurança que revolucionaram a indústria, a Mercedes-Benz moldou a história da mobilidade com inovações que se tornaram essenciais em todos os veículos modernos.
De Mangualde a Palmela, Portugal tem mais produção automóvel do que imagina. Conheça os números, componentes e projetos nacionais que estão a mudar o setor automóvel, e que colocam o país no mapa da mobilidade sustentável global.
A Samsung apresentou uma nova solução com um ecrã de 13 polegadas, que alia a eficiência energética da tecnologia epaper com uma estrutura mais "amiga" do ambiente, que inclui por bio-resina de microalgas.
Com mais de 20 petaflops de desempenho máximo, o Athena tem uma capacidade de computação superior à dos seus antecessores, os supercomputadores Aitken e Pleiades, avança a NASA.
Foi através de um relatório de erro que a Google revelou acidentalmente o Aluminium OS, um novo sistema operativo que promete levar a experiência completa do Android para os computadores.
A adoção de Inteligência Artificial na Administração Pública portuguesa está a avançar, mas enfrenta desafios como a necessidade de equilíbrio entre transparência e privacidade, continuidade dos projetos e partilha de conhecimento.
O valor representa uma das estimativas oficiais mais elevadas sobre o envolvimento de drones nas operações ucranianas contra a Rússia. Ainda na primavera do ano passado, 70% das baixas russas tinham sido causadas por drones.
A Microsoft já teve de lançar duas correções de emergência para problemas provocados pelas atualizações do Patch Tuesday de 13 de janeiro. E como não há duas sem três…surgiu mais uma falha.
A Microsoft avança que o novo chip Maia 200 vai começar a ser implementado nos seus datacenters localizados na região central dos Estados Unidos, sendo também usado para acelerar projetos do Microsoft Foundry e para dar suporte ao Copilot.
Em entrevista ao TEK Notícias, Pedro Teixeira, Cloud & Infra Director da Claranet Portugal, defende que, apesar da complexidade que as gigafábricas de IA exigem, “a Europa não pode parar enquanto estes projetos surgem”, caso contrário, arrisca-se a perder competitividade face ao resto do mundo.
A nova configuração do supercomputador MareNostrum 5, que será instalada ao longo deste ano, vai contar com tecnologia de última geração. Além da EuroHPC JU, Portugal, Espanha e Turquia contribuem para o financiamento no âmbito do projeto Fábrica de IA BSC.
O EMO é um robot com um rosto flexível, incluindo olhos e lábios que movem, e está equipado com 26 motores faciais que o ajudam a controlar as expressões faciais de maneira autónoma. Mesmo sem compreender o que está a dizer, é capaz de mover os lábios em sintonia com os sons que ouve.
Desde o início a deep tech portuguesa Didimo apostou no mercado dos videojogos como “terreno fértil” para a criação de humanos digitais, onde tem vindo a crescer. Verónica Orvalho adianta que agora quer replicar o modelo em outras áreas, como treino e simulação.