Presente novamente em Portugal, Marcel Schull, responsável pelas relações publicas da Devolo, apresentou mais produtos da marca, desta vez uma nova família de equipamentos de rede Wi-fi. Começou por fazer uma viagem no tempo do entretenimento, referindo como as cassetes de música, a TV a preto e branco e os telefones fixos respondiam às necessidades de entretenimento e comunicações. Atualmente existem aplicações para tudo, disponíveis a um clique no smartphone, como o Netflix ou WhatsApp.

Mas para tudo isto é necessária uma boa ligação de Wi-fi. A empresa fez uma sondagem aos seus clientes sobre o que era mais importante no que diz respeito ao Wi-fi. A facilidade de instalação surgiu em primeiro, seguindo-se a realibiliity e por fim a performance. Por isso, a empresa colocou todos estes elementos no seu novo produto Wifi 6 Repeater 3000. Seguindo a filosofia das power lines, basta ligar à tomada elétrica para instalar. A marca diz que se trata de um produto fácil de instalar, que no fundo vai repetir o sinal, expandindo-o pela casa. Basicamente recebe o sinal do router de internet e distribui pelos pontos espalhados pelas divisões. Utiliza a mesma tecnologia de software do Magic Wi-fi, aliás é compatível com o equipamento, podendo desta forma estender o ecossistema e prolongar o sinal.

Veja na galeria imagens dos novos produtos da Devolo:

Quanto a diferenças, este novo equipamento não pretende substituir as power lines porque as paredes de concreto são impenetráveis, no que diz respeito a sinal. Mas para quem quer apenas prolongar o sinal Wi-fi, esta poderá ser uma solução válida. O equipamento permite dividir também o sinal pelos vários equipamentos espalhados pela casa, através de sistemas UM-MIMO e OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access). Tem sinal bidirecional MU-MIMO, o que aumenta a eficácia ao nível dos hotspots disponíveis nas cidades. O sistema BBS Coloring consegue reconhecer sinais sobrepostos na mesma frequência e tirar partido dos mesmos.

A tecnologia de modulação OFDMA utiliza frequências Wi-fi de forma mais eficiente, garantindo mais largura de banda disponível para cada fluxo de dados, e que o número de equipamentos fornecidos com alta velocidade é maximizado.

Através da aplicação da empresa, o Devolo Home Network, os utilizadores podem gerir facilmente a sua rede doméstica, alterar palavras-passe ou consultar o estado de sinal. A empresa diz que simplificou a aplicação com as funcionalidades que as pessoas mais necessitam.

A família de Developer Repeater começa nos 59,90 euros para o equipamento Wifi5 Repeater 1200 até ao sistema Wifi 6 Repeater 5400 por 149,90 euros. Este último funciona como um pequeno router, que será o primeiro ponto de acesso, em que se liga o cabo do sinal.

Segundo explicou Marcel Schull ao SAPO TEK, a diferença do Repeater face aos equipamentos Power Line, é que este não passa dados por cabo, ou seja, a ligação às tomadas elétricas é uma questão de conveniência, de manter o equipamento alimentado, sem cabos adicionais. Mas serve apenas para repetir o sinal Wi-fi. No futuro, refere que a tecnologia será capaz de fazer as duas funcionalidades num único equipamento, a extensão do sinal Wi-fi, ao mesmo tempo que é compatível com as power lines. Também referiu que o software vai ser capaz de determinar se o sinal é melhor por Wi-fi ou por cabo e mudar automaticamente.

Devolo Wi-Fi 6 Repeater

O sistema de repetidores funciona também como rede Mesh, se os utilizadores adquirirem mais que um equipamento espalhado pela casa. Ou seja, o sinal vai acompanhar os utilizadores pela casa, mudando automaticamente para o equipamento que tem mais potência de sinal. Estes podem assumir os dados de acesso do router ao premir um botão (função WPS). Dessa forma, nenhuma password wi-fi tem de ser guardada nos equipamentos, uma vez que todos os hotspots Wi-fi utilizam o mesmo nome e palavra-passe.

Os novos repetidores são assim direcionados a casas que necessitem manter o sinal em todas as divisões de forma consistente e rápida. Estes suportam as redes Wi-fi 6, sendo sobretudo direcionados a espaços de dimensão média que tenham lacunas de sinal. A Devolo promete velocidades até 3.000 Mbps ou 5.400 Mbps, conforme o produto escolhido, sendo compatível com qualquer router da casa e equipamentos conectados.

A fabricante salienta ainda que o repetidor utiliza tecnologia Target Wake Time, o que significa que se os equipamentos não precisarem de estar ligados de forma constante num dado momento são colocados “a dormir” durante mais tempo. O processo de desligar a ligação com mais frequência permite poupar os equipamentos inteligentes que utilizem bateria. Os repetidores funcionam em frequências Wi-fi de 2,4 e 5 GHz.

Os novos equipamentos da Devolo já se encontram disponíveis no mercado, com variações entre a ligação direta à tomada elétrica ou o topo de gama em formato desktop.