O portfólio de telemóveis da AEG cresceu recentemente com o lançamento do AEG X580, um terminal desenhado para agradar ao público a que se dirige, o feminino, e que por isso tem algumas características diferenciadoras, embora a maior parte das funcionalidades possa ser considerada redutora, face a outros modelos já existentes no mercado.

O principal argumento de venda passará sempre – digo eu – pelo facto do AEG X580 ser um dual sim, ou seja, poder alojar dois cartões de operadores diferentes (ou de um mesmo operador), cada um permitindo utilizar todas as funções disponíveis no telemóvel.

[caption][/caption]

Pode também “trocar contactos” entre SIMs, além da possibilidade de mover para os cartões os números entretanto registados no telefone, ou seja pode copiar todos os contactos do SIM1 para o telemóvel, do telemóvel para o SIM1, do SIM1 para o SIM2 e assim por diante.

Efectuar chamadas, enviar mensagens, aceder à Internet são sempre acções precedidas da escolha do cartão SIM a partir do qual se pretendem realizar tais acções. No caso do acesso à Internet pode escolher-se um ou outro cartão ou definir a opção “perguntar sempre”, para cada vez que se navega ou acede a aplicações como o Facebook.

Assumidamente dirigido às mulheres, este modelo da AEG assume-se também como “ideal” para acesso às redes sociais. Entre os serviços com menu dedicado as aplicações dedicadas incluem-se o Facebook, já mencionado, o Twitter e o Chatting, onde se agrupam o acesso ao MSN, Yahoo Messenger, Google Talk e eBuddy .

[caption][/caption]

E por falar em menus, fique a saber que estes apresentam ícones que tentam representar o universo feminino, entre corações, sapatos de salto alto e – claro – cristais.

Além do “design interno”, a AEG também quis diferenciar o X580 pelo seu exterior. Aludindo às caixas de pó compacto (ou de pó de arroz, como se dizia antes) comummente utilizadas pelas senhoras, este telemóvel de 7x7 (cm) e de 90gr de peso abre para mostrar o ecrã, mas também para expor um espelho na parte de trás, num convite a retocar a maquilhagem – e se algum elemento do sexo masculino ainda resistia a ler este artigo, possivelmente ficará por aqui…

A abertura slide do telefone parecia um tanto “frágil” no início, mas depois de quase um mês de utilização, essa sensação desapareceu, e acho que o X580 tem até uma certa robustez - atendendo a que já conheceu a lei da gravidade… por mais do que uma vez.

[caption][/caption]

Além do design “estável”, o teclado QWERTY ajuda a tornar a escrita muito confortável neste telefone. As teclas de atalho permitem o acesso facilitado às funções de Bluetooth, mensagens, chatting, Facebook e lista telefónica, além dos registos para cada um dos cartões SIM usados (SIM1 e SIM2).

Listando outras características, o AEG X580 oferece câmara de dois megapixéis, para fotografia e registo vídeo, leitor de mp3, rádio FM e gravador de voz.

Tal como referimos no seu lançamento , conta com um ecrã TFT de 2,4 polegadas, de resolução QVGA (320x240) e 256 mil cores e além da conectividade Bluetooth, apresenta uma entrada para cartões MicroSD até 16GB – úteis para quem quiser guardar no telefone muita música ou mesmo ebooks (o telefone traz leitor), já que o espaço de armazenamento é limitado. Refira-se que a ligação ainda é GPRS…

[caption][/caption]

A bateria BateriaLi-ion 850mAh propõe-se oferecer uma autonomia de até 246 horas em standby e de 353 minutos em conversação. Nas mãos, e com uso entre rádio, umas tantas chamadas, muitas mensagens e alguns acessos ao Facebook , e sem esquecer umas partidas de Sushi Mágico (um dos dois jogos disponíveis), o AEG X580 dura uns três dias.

Como última referência fica o preço: 129,90 euros, livre de operador.

Patrícia Calé