Passei as últimas horas a fazer festas a uma cadela Labrador Retriever, a quem tive de dar de comer, escovar e passear, fazendo "amigos" na rua. "Estão de volta a casa. Parece que a Sabina se divertiu bastante", foi a mensagem no fim da exaustiva missão, completamente virtual com a Nintendo 3DS e o jogo Nintendogs que estamos a testar.

Quem acha que é só diversão, desiluda-se: esta era a parte que faltava do teste à Nintendo 3DS, que tinhamos iniciado na semana passada mas sem jogos, uma falha importante na avaliação da nova consola portátil da Nintendo que exibe imagens tridimensionais sem a necessidade de recorrer a óculos especiais.

Com dois jogos para experimentar foi preciso dividir o tempo entre o Nintedogs + Cats, para jogadores a partir de 3 anos, e o StreetFighter IV, Edição 3D. Escolha difícil (!)...

Os menus em português do Nintendogs ganharam a primazia. E por isso a Sabina, nome da mascote, obteve toda a atenção que um cachorro precisa, mostrando que as imagens 3D têm aqui uma mais-valia que pode ser interessante para os jogadores. Isto apesar do já referido desconforto visual que exige um ajustamento à medida da imagem tridimensional mostrada no pequeno ecrã.

Para além das funcionalidades que o jogo partilha com as edições anteriores há agora a possibilidade de tirar uma fotografia com a mascote 3D, utilizando os cartões RA que são fornecidos com a consola. Os mais pequenos vão certamente ficar contentes de poder "segurar" os seus cães na mão para uma foto de família.

[caption]foto com cão[/caption]

Também novidade é a possibilidade de coleccionar autocolantes no diário sobre outros jogadores com que se cruze, que também tenham mascotes no Nintendogs+Cats e que usem a funcionalidade StreetPass que a Nintendo integrou nesta nova consola.

Quando se cansar de jogar, se deixar a consola ligada, o cachorro pode fazer-lhe companhia. Ou dormir enroscado na carpete.

[caption]3 edições nintendogs[/caption]

Por muito que o jogo seja divertido, e até possa servir de compensação para não oferecer um animal de estimação verdadeiro a uma criança, deixamos só uma nota adicional: o jogo está classificado para utilizadores com mais de 3 anos, mas a Nintendo não aconselha a utilização das imagens 3D a menores de 6 anos, pelo que há que dosear o entusiasmo...

Dos jogos infantis passámos imediatamente para o Street Fighter, classificado para maiores de 16 anos, onde há garantidamente mais luta, com as imagens a "saltar" do ecrã, no bom e no mau sentido.

Ignorámos o aviso inicial de uma pausa de 10 minutos depois de 30 minutos de jogo, mas só por boas razões, claro. Era preciso acabar a análise e o jogo estava demasiado emocionante. Mas o resultado foi uma bela de uma dor de cabeça...

Para quem gosta destes jogos o desafio que verdadeiramente interessa são as lutas com os vários jogadores, mas vai surpreender-se com os ambientes e as personagens tridimensionais, que aumentam a emoção.

[caption]Street Fighter IV[/caption]

As funcionalidades de interligação da consola alargam as possibilidades de jogo, permitindo competições entre vários jogadores no mesmo local através do Channel LIVE, ou remotamente no modo Internet Match, via Wi-Fi. Não experimentámos ainda estas duas possibilidades, mas não perdem pela demora...

Os jogadores podem ainda enviar dados de um jogo para outra Nintendo 3DS através do modo download, sem que os amigos tenham de estar a usar também um cartão de jogo.

O Street Fighter põe à prova não só a habilidade com a movimentação dos botões, mas também a estratégia de combate e conhecimento do adversário, que são essenciais para conseguir vencer os vários desafios. Por isso pode contar com alguns knock outs antes de conseguir avançar.

Para os mais distraídos lembramos só que a consola Nintendo 3DS está à venda há pouco mais de uma semana em Portugal e custa 249,99 euros, enquanto os jogos têm preços de 49,99 euros. Para além dos dois títulos testados há mais 11 jogos disponíveis no mercado, um número que será alargado em Junho com mais 30 títulos a 3 dimensões.

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.