O formato PDF foi aos poucos conseguindo conquistar uma posição de destaque, e hoje em dia são já muito poucas as pessoas que não trabalham com ele. Existe um leque vasto de programas que nos permite abrir e visualizar este formato de ficheiros, a maior parte deles gratuita, mas a partir do momento em que o nível de exigência sobe e a necessidade obriga, por exemplo, à edição de documentos em PDF, então o utilizador tem de abrir os cordões à bolsa. Os programas que existem são caros e alguns deles bastante complexos.
No Universo dos PDFs há uma marca que se impõe por ser quase universalmente reconhecida como a especialista no formato: a Adobe.
No entanto, o preço bastante elevado das suas soluções pode revelar-se um entrave para muitos.
Opções como o Arts PDF, o CutePDF, o PrimoPDF, o e mesmo o próprio add-on para o Office 2007, Save as PDF da Microsoft(bastante mais restritivo) podem funcionar como substitutos para o Acrobat da Adobe, mas é no campo das soluções alternativas que o Nitro PDF se posiciona, com resultados muito satisfatórios.
O Nitro PDF é aquele que provavelmente mais sombra faz ao Acrobat Standard. Oferece praticamente as mesmas opções e funcionalidades, mas apresenta duas grandes vantagens relativamente a este rival: o preço e o interface mais simples.
Esta aplicação está muito bem recheada relativamente a funcionalidades e ferramentas, mas a simplicidade de uso não é comprometida. Pelo contrário, o interface é simples, atraente e extremamente gráfica. As várias opções estão devidamente organizadas e são facilmente reconhecidas. Pelo facto de o modo de uso ser muito semelhante à do Office 2007, todo o ambiente é familiar para o utilizador, o que acaba por reduzir significativamente o tempo de aprendizagem.
Se utiliza a suite Microsoft Office com frequência, temos boas notícias para si. Esta aplicação cria um separador extra no friso dos programas do Office, pelo que converter um ficheiro e enviá-lo rapidamente por e-mail, por exemplo, é muito simples. Basta clicar no botão que surge na barra superior. O processo é bastante rápido.
Pode criar, editar, converter e rever documentos em PDF, inserir imagens e outros elementos gráficos, criar formulários dentro dos PDFs e definir esquemas de segurança. Em caso de dúvida, basta passar com o cursor do rato por cima das opções para ter rapidamente acesso a um menu de contexto.
[caption][/caption]
Nada a dizer em termos de edição. Esta é uma tarefa simples que pode ser feita a partir de um único local, muito à semelhança do que acontece no Word, por exemplo. Através do separador Insert and Edit, poderá editar documentos, objectos, links, incluir imagens, marcas de água, adicionar remover e substituir páginas, entre outras tarefas. Pode inclusivamente anexar ao PDF vídeos, imagens, páginas e marcadores, que são depois visualizados por quem vai consultar o documento.
[caption][/caption]
A aplicação permite converter um PDF fixo para um DOC ou RTF totalmente editável, e capaz de suportar a inclusão de imagens, tabelas, e todo o tipo de formatação. Esta conversão de PDF para um documento do Word é fácil de fazer. Optámos por converter um livro com várias imagens e o processo não durou mais de três minutos.
Tem óptimas opções para quem trabalha em ambiente colaborativo ao facilitar a revisão de documentos, a criação de notas, comentários e a implementação de medidas de segurança com políticas de permissão de acesso, atribuição de palavra-passe (encriptação 128 bits), e uso de assinaturas digitais.
[caption][/caption]
O Nitro PDF permite ainda a criação de formulários, no entanto, esta pode revelar-se uma tarefa bem mais difícil que a anterior. Neste caso, não existem modelos ou templates disponíveis para simplificarem este tipo de projectos. As ferramentas à disposição são boas, mas sem ajuda, o trabalho irá ter muitos momentos de tentativa-erro.
Pode ainda contar com opções de impressão avançadas que suportam adequação de cor e inclusão de fontes, optimizam documento para a web e para impressão de alta qualidade.
O Nitro PDF Professional base não conta com as vantagens da tecnologia OCR, (existe uma segunda versão que já inclui esta funcionalidade), nem oferece a mesma integração com o Outlook e o Internet Explorer que o seu principal rival. No entanto, para utilização no PC lá de casa ou mesmo em tarefas no escritório, esta é uma solução perfeitamente capaz de cobrir as principais necessidades.
No global, o Nitro PDF faz quase tudo o que o Adobe Acrobat faz, com a vantagem de este custar apenas 98,39 euros , um valor significativamente mais baixo que os mais de 400 euros cobrados pelo Acrobat Standard.
Quer experimentar antes de comprar o produto? Existe uma versão trial de 14 dias disponível aqui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários