À moda das câmaras de vídeo ultracompactas com capacidade para gravar fotos com muitos megapixéis e filmes em resolução Full HD, a Panasonic voltou a adicionar a resistência ao pó e à água como argumentos para tornar apetecível um modelo talhado para o verão - ou, pelo menos, para gravações em movimento fora de portas, qualquer que seja o estado do tempo.

A nova HX-WA20, inserida na gama de "câmaras multimédia" Dual da marca nipónica, é uma versão revista e melhorada da W2, agora com um sensor de imagem com 16 Megapixéis e ligeiras alterações ao nível das funcionalidades. O espírito, no entanto, continua a ser o de ser uma câmara para fotos e vídeos, a espreitar os utilizadores que não pretendem gastar dinheiro em dois equipamentos.

É como como uma espécie de central de memórias visuais para trazer no bolso, possível de usar com uma única mão e, desta forma, registar de forma contínua o olhar de quem a usa, independentemente dos movimentos ou da posição do utilizador.

[caption]Panasonic WX20[/caption]

A primeira nota de registo na WX20 é o ar robusto que transmite quando se pega nela pela primeira vez: um corpo que reúne metal e plástico de boa qualidade, com uma forma ergonómica que se adapta a mãos de média dimensão, facilitando o seu uso contínuo sem grande dificuldade.

A este nível, é ainda positiva a opção por uma superfície mais rugosa na zona onde assenta a palma da mão e o dedo indicador, bem como o mini-joystick posicionado ao centro, que permite navegar rapidamente pelas funções.

[caption]Panasonic WX20 (traseira)[/caption]

Menos feliz é a própria dimensão da câmara - mãos e dedos grandes terão alguma dificuldade em chegar facilmente aos botões do zoom e de seleção entre vídeo e fotos - bem como o ecrã LCD disponibilizado, uma versão com 2,6" de diagonal, não tátil, cuja qualidade cumpre apenas os requisitos mínimos.

[caption]Panasonic WX20[/caption]

Tecnologia para todos os momentos

Baseada num sensor de imagem com 16MP para usar nas fotos, e opções de vídeo que vão das imagens em 640x480 até resoluções de 1920x1080p a 30 frames por segundo (ou 60 frames por segundo em modo interlaçado), a WX20 é uma câmara digital que grava diretamente para cartões de memória SD, SDHC ou SDXC. A máquina possui ainda uma pequena memória interna para registos de circunstância, mas insuficiente para deixar o utilizador descansado - apenas permite oito fotos na qualidade máxima.

Ao nível da lente, é disponibilizada uma versão com grande angular a partir dos 28mm, suficiente até para registos em espaços pequenos, com abertura a partir de f/2.8 a f/3.9, focagem a partir dos 10cm e zoom ótico de 5x. A Panasonic argumenta ainda com funcionalidades de "zoom inteligente" de 15x e zoom digital de 150x mas, como em todosos modelos com estas características, mais não é do que uma opção de marketing que retira, na prática, pixéis às imagens.

Ainda no que à lente diz respeito, a grande angular revelou alguma distorção a mais na imagem, com demasiado "efeito de barril" em objetos retos, embora sem comprometer o resultado final em registos mais familiares e informais.

[caption] exemplo efeito barril[/caption]

O chamado "efeito de barril" torna curvas zonas que deveriam surgir direitas.

Imagens à lá carte

Como câmara de vídeo a WX20 prorciona uma boa imagem global, respeitando as tonalidades, a adaptação às condições de luz e a abertura necessária de acordo com o cenário de gravação. É uma câmara que sabe fazer contas em modo automático, disponibilizando uma imagem bastante agradável, mesmo quando ligada a um televisor de grande diagonal, via HDMI.
Por outro lado, não será pelo arranque das gravações que o utilizador perderá momentos importantes; e a navegação e reprodução dos filmes é também célere.

A tudo isto, a Panasonic juntou um leque de funções e efeitos da moda que permite aumentar a criatividade de quem grava, reforçando cores, adaptando ao tipo de gravação e até criando vídeos em slow-motion (uma funcionalidade que promete horas de diversão a criar sequências divertidas).

Já como máquina fotográfica digital esta WX20 segue a tendência dos muitos megapixéis enfiados num sensor de muito pequena dimensão. Para pequenas impressões e registos para a Web as imagens obtidas são satisfatórias, revelando apenas excesso de neutralidade nas cores - possível de retificar na própria câmara ou no computador.

Em registos interiores tipicos, de festas, em família ou mesmo de pessoas em contraluz, o flash acaba por equilibrar aqualidade final. Neste capítulo, será melhor deixar a sensibilidade em modo automático, do que escolher as opções que vão até 3200 ISSO - mas que agravam, de sobremaneira, o ruído digital das imagens.

Tal como acontece no vídeo, também nas fotos o utilizador tem à disposição um leque de efeitos e modos de disparo que prometem diferentes resultados finais, incluindo fotos em "rajada" (10 frames por segundo) e outra característica da moda - as fotos em HDR, ou High Dynamic Range - que sugere novas descobertas cromáticas em diversos cenários.

[caption]exemplo HDR1[/caption]

Uma máquina que gosta de água

De acordo com a Panasonic, a WX20 é uma câmara que gosta de água e de algum pó, graças às proteções que inclui contra a entrada de líquidos e poeiras. O TeK não mergulhou a máquina até três metros de profundidade - algo que o fabricante refere ser perfeitamente possível - mas molhou-a o suficiente para perceber que continua a funcionar, podendo ser levada para o mar ou para dentro da piscina, por exemplo.

Este tipo de proteção é uma mais-valia que, no verão, poderá permitir novas perspetivas e novos momentos em família, algo que a Panasonic fez questão de acautelar no pacote que acompanha a câmara: além de explicações detalhadas sobre como cuidar da máquina quando está molhada, inclui uma pequena escova para limpar todas as zonas cobertas de pó, antes de se abrir a tampa da bateria.

Por fim, resta-nos falar da bateria - relativamente rápida a carregar, mas com autonomia para cerca de 1h20 - e do software que acompanha o modelo, a permitir o envio facilitado dos vídeos para o YouTube.


O equipamento está à venda em Portugal por 369 euros.

[caption]Panasonic WX20[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.