Mesmo que não tenha saudades do velhinhos telefones de mesa com marcador circular - que rodava à medida que se marcavam os números e que era disputado por todos os que precisavam de fazer chamadas - há que admitir que em muitas casas o telefone fixo voltou a assumir um papel de maior relevância.

A "culpa" é dos serviços triple play, que juntam as comunicações fixas à Internet e TV num pacote integrado onde as chamadas entre telefones fixos são grátis para redes nacionais e para muitos países europeus.

Mas os telefones fornecidos pelos operadores não primam propriamente pela elegância. Nem sequer se pode dizer que estão perto do topo de gama em funcionalidades ou qualidade...

A alternativa passa - para quem dá importância a estas coisas - por comprar um substituto e guardar o telefone fornecido com o serviço fixo na gaveta...

Para quem procura a alternativa o Panasonic PRX150 pode ser uma boa opção, conjuntando a tecnologia de rede fixa (DECT) com as redes GSM e ligações Wi-Fi, num modelo que perde pouco face a outros smartphones básicos no mercado.

Este é o primeiro telefone da linha smart da marca que anunciou no ano passado o abandono do mercado de smartphones, embora tenha recentemente "insistido" com dois phablets, o Toughpad FZ-E1 e FZ-X1.

O modelo 2 em 1 é destinado a uma audiência bem diferente de outros telemóveis com Android, não concorrendo com marcas que procuram conquistar o interesse de quem procura um equipamento para transportar consigo.

Especificações 2 em 1
É precisamente pela forma como as operadoras de comunicações estão a posicionar as suas ofertas que o telefone+móvel pode servir os dois mundos. A ligação por rede fixa é grátis para números destas redes, e junta-se o aproveitamento de um cartão de rede móvel, servindo necessidades de ligações GSM, que continuam a sair caras para quem liga através do telefone fixo.

Mesmo que esse não seja o principal objetivo, com o suporte à rede móvel o telefone pode também ser usado fora de casa, como qualquer outro smartphone, enquanto dá também acesso à ligação Internet, redes sociais e aplicações da loja Google Play que podem ser aproveitados por vários elementos da família, usando o Wi-Fi em vez da rede celular.

O “pacote” é constituído por três elementos: a caixa de ligação à rede telefónica, a base do telefone e o telefone propriamente dito.

O sistema operativo de base é o Android, na versão Android 4.0 Ice Cream Sandwich, e para além do suporte de rede DECT e GSM pode ainda contar com a ligação Wi-Fi e Bluetooth. O GPS vem também integrado caso queira usar os mapas.

O ecrã tátil LCD TFT de 3,5 polegadas pode ser equiparado ao de outros smartphones de gama média, sendo confortável na utilização das funcionalidades básicas do telefone e mesmo em jogos mais exigentes, em que a rapidez e sensibilidade são fundamentais.

O suporte de aplicações pode ainda trazer mais vantagens na comunicação com a utilização de aplicações como o Skype, transformando o dispositivo numa base de videochamadas, apesar da fraca qualidade da câmara frontal, apenas com 0,3 megapixéis. A câmara traseira é melhor, mas os 2 megapixéis são curtos...

A par destas "adições", há todas as configurações de base de contactos, voice mail e restrições de chamada que podem ser exploradas para tornar o telefone mais "familiar" e ajustado ao público lá de casa, consoante o perfil seja o de utilizadores mais idosos e com menos familiaridade com as tecnologias ou de mais jovens e irreverentes...

Uma nota positiva vai para a autonomia: apesar da "mobilidade" não ficará dependente da bateria porque pode ter o telefone sempre (ou quase sempre) ligado à base, que serve de carregador. Mas guarde espaço na tomada elétrica, porque precisará de ligar a ficha da base do telefone e também no conetor DECT.

O Panasonic PRX150 pode ser encontrado nas principais lojas de eletrónica e custa cerca de 200 euros. Quem precisar pode ainda ligar outros telefones, até seis equipamentos que funcionam em sintonia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.