A Optimus apresentou ontem uma nova oferta de serviços de telecomunicações que pode incluir apenas Internet fixa ou Internet e um plano de voz. O wÖw é uma marca que segundo os responsáveis da empresa quer espantar os utilizadores pela facilidade de instalação e pelas velocidades que podem ser atingidas com o serviço.

A operadora também quer deixar os portugueses de boca aberta no campo dos preços ao considerar as novas propostas "competitivas" relativamente aos pacotes das empresas concorrentes e às outras propostas que a própria Optimus apresenta.

Tal como o TeK prometeu, hoje 24 de abril, é dia de pegar na calculadora e de descobrir se o wÖw traz ou não vantagens relativamente aos restantes tarifários 4G da Optimus. Nos próximos parágrafos não vai ser feita nenhuma referência à TMN e à Vodafone para não criar confusão, mas sempre que é referida a banda larga móvel da Optimus a mesma vale para a banda larga das operadores rivais que apresentam propostas semelhantes em preço e em velocidade.

A oferta Optimus Clix, que também inclui planos de Internet e voz, nem sequer foi considerada na análise por representar uma ligação fixa sem nenhum tipo de mobilidade.

As primeiras comparações realizadas têm em conta o preço original dos equipamentos e dos serviços, e não contemplam as campanhas promocionais que a operadora da Sonaecom tem em vigor.

Telefone e televisão? VOiP e TV online chegam obrigado

A Optimus definiu o público-alvo do wÖw nos 1,4 milhões de portugueses que têm serviços de telecomunicações desagregados da televisão paga. Só ter Internet é uma opção que na opinião dos responsáveis da operadora nacional vai interessar a uma boa fatia de portugueses.

Neste campo existem outras ofertas como a Internet móvel 4G e equipamentos que permitem a mesma difusão de sinal até 10 dispositivos.
Quem contratar o wÖw apenas na modalidade de Internet vai ter os seguintes custos:

[caption]Nome imagem[/caption]

E quem contratar o serviço de banda larga móvel 4G da Optimus com hotspot Wi-Fi vai ter estes custos:

[caption]Nome imagem[/caption]

Pelos valores apresentados e olhando para a única modalidade que é comparável entre os dois serviços da Optimus, aquela que tem 100Mbps de Internet teóricos de ligação assegurada, existe uma diferença de 145 euros a favor do wÖw. Mas tendo em conta que só no valor do equipamento existe uma diferença de cem euros, a poupança real ao fim de um ano ronda a casa dos 45 euros.

Este valor não é muito elevado tendo em conta que a banda larga permite aceder ao 4G em muitas mais localizações do que as três que o wÖw permite e tem também uma maior mobilidade assegurada.

Mas como nem todos os utilizadores precisam e dão valor aos 100Mbps é de destacar a diferença que existe entre o plano mais barato do wÖw e o plano mais barato da banda larga móvel. Neste caso existe uma diferença monetária de 220 euros ao fim de um ano de contrato e com a compra dos equipamentos - mas descontando os cem euros a mais do Hotspot que pode ser comprado por 99 euros ou até de forma gratuita mediante algumas condições contratuais -, há uma poupança real de 120 euros para uma diferença de 30Mbps de velocidade.

A questão que se segue é sempre discutível, mas a prática tem mostrado ao longo do tempo que as velocidades anunciadas nunca são atingidas na prática pelos utilizadores. Portanto, quem contratar os 40Mbps do wÖw e quem contratar os 50Mbps da banda larga móvel pode ter direito ao mesmo débito de velocidade.

O que pode fazer diferença, além do dinheiro, entre estas duas ofertas é a quantidade de tráfego que está incluído em cada pacote. Na banda larga móvel 4G existe uma Política de Utilização Responsável (PUR) que ao fim dos 15GB de tráfego reduz a velocidade da ligação para os 128Kbps.

No wÖw, serviço publicitado como Internet fixa apesar da mobilidade assegurada em três pontos geográficos distintos, ainda não há um valor "razoável" definido.

No apoio técnico telefónico do wÖw existe incerteza relativamente ao PUR: o TeK contactou dois assistentes diferentes que deram indicações opostas - um afirmou que existe um limite de 15GB de tráfego, outro afirmou que não.

Numa nota enviada pela Optimus à redação do TeK, foi dada a garantia de que "a oferta WÖw é claramente fixa e, por isso, obedece a outros critérios", numa alusão aos 15GB de tráfego.

Concluindo este ponto de análise, é falso que existam 15GB de limite de tráfego no wÖw, mas parece certo que vai haver um PUR no serviço - cujo valor ainda não foi definido pela operadora de telecomunicações.

Ainda sem televisão mas já com telefone

Por mais alguns euros mensais é possível acrescentar ao serviço da Internet wÖw três planos de voz distintos: 2,99 euros para chamadas gratuitas das 21 horas às 9 horas durante a semana e durante todo o dia aos fins de semana; 4,99 euros para chamadas gratuitas para todos os números da rede fixa em território nacional, 24 horas por dia; e 6,99 euros para chamadas ilimitadas todos os dias a nível nacional e internacional - Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido, Suécia, EUA e Canadá.

Contas feitas e aproveitando o esquema da tabela anterior, o wÖw com Internet e telefone fica por:

[caption]Nome imagem[/caption]

Estes números permitem concluir que mesmo com telefone incluído os tarifários do wÖw são mais baratos que a banda larga móvel 4G da Optimus - mas mais uma vez é preciso ter em conta a diferença que existe no débito das velocidades de rede.

Mas também é necessário pensar que um plano de voz associado aos planos de banda larga móvel 4G - seja ele o Optimus Home, um tarifário móvel pré ou pós-pago - faz aumentar a diferença de custos entre as duas ofertas.

E o vencedor é..

O consumidor. Por muita discussão que possa haver em torno das vantagens ou desvantagens que uma ou várias operadoras disponibilizam, quantidade de opção é automaticamente sinónimo de um ponto muito positivo para o cliente.

Neste caso específico parece haver uma vantagem substancial na aquisição do wÖw para quem procura apenas um tarifário de Internet ou Internet + telefone. Os que procuram Internet móvel e rápida talvez devam optar pelos serviços da banda larga 4G, mas não se esqueçam de analisar primeiro o débito de velocidade na zona de residência e de tentarem encontrar um meio termo entre a velocidade real em Mbps e o valor que vai ser pago pelo serviço.

No caso do wÖw, que o TeK vai testar nas próximas semanas, é necessário dar um aviso extra. Como o router só funciona em três localizações geográficas pré-definidas, se duas delas tiverem apenas cobertura 3G e a outra tiver cobertura 4G, talvez seja preferencial optar pelo tarifário de 20Mbps ou de 40Mbps em vez de se deixar seduzir pelos 100Mbps do tarifário mais caro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.