(Actualizada) A televisão analógica está condenada à morte. Enquanto muitos procuram solução para o velho televisor que têm lá em casa, a AIDigital colocou à venda um dispositivo portátil que funciona também como leitor de vídeos e de áudio e que a empresa garante que permite sintonizar a Televisão Digital (TDT).

Esta funcionalidade é aliciante para o consumidor final, mas não passa disso mesmo, já que há um problema grave nesta aparentemente boa proposta: o dispositivo não suporta a norma que foi adoptada em Portugal (MPEG-4/H.264). O Zipy foi preparado para a norma espanhola (MPEG-2), que não funciona em terras lusas, razão pela qual é impossível sintonizar qualquer canal.

[caption]zipy liberty[/caption]

Mas nem tudo são problemas neste pequeno leitor multimédia. Com um ecrã LCD TFT com 4,3 polegadas e uma bateria com uma autonomia que pode chegar às 5 horas de reprodução de vídeo, há dois pormenores que se destacam no aparelho que testámos.

Em primeiro lugar percebemos rapidamente que o interface é muito simples e intuitivo. É que para além de ser graficamente explicito, ainda situa o utilizador no menu que está a escolher através de um pequeno texto.

[caption]zipy liberty[/caption]
Porém, se carregarmos nos grandes ícones exibidos no ecrã nada acontece. O ecrã não é táctil, e isso desilude um pouco pelo facto de estarmos perante duas características que criam o cenário perfeito para um ambiente táctil: um ecrã de grande dimensão e uma interface simples e funcional.

Existem cinco menus principais: os primeiros três dizem respeito às áreas de TV, Vídeo e Áudio, e os últimos dois oferecem acesso a um Explorador e ao menu das Definições.

[caption]Zipy1[/caption]Se no primeiro plano tudo parece mais simples, para aceder a algumas opções extra (que só vai saber que existem se ler o manual) vai ter de recorrer a alguns truques muito menos intuitivos. O Liberty possui sub-menus que só são activados quando pressiona por um período determinado de tempo alguns dos botões.

É o caso do sub-menu da componente áudio que permite aceder ao equalizador, e a mais algumas funções. Mas não existe uma regra criada. Esta acção descrita anteriormente não funciona para todos os menus da mesma forma. Pouco prático, para sermos francos.

Relativamente aos vídeos, este leitor é extremamente limitado no que aos formatos diz respeito. Lê filmes em AVI e em WMV, que são os formatos mais usados. No entanto, nem todos os ficheiros nestes formatos conseguem ser reproduzidos porque este modelo apenas suporta vídeo MPEG2. Ainda assim, os ficheiros reproduzidos apresentam uma qualidade perfeitamente aceitável.

Apesar de na caixa se evidenciar a reprodução de fotos, a verdade é que o leitor não reconhece ficheiros em JPEG ou BMP, como afirma suportar. Foram feitos testes com várias imagens de diferentes tamanhos, mas nenhuma delas foi reconhecida. Não existe qualquer menu específico para esta funcionalidade e nem mesmo o manual a menciona. Em termos funcionais, este leitor multimédia oferece uma grande vantagem: para colocar os ficheiros dentro do dispositivo, o utilizador apenas tem de os arrastar lá para dentro.

No entanto, também aqui o Liberty peca novamente em alguns pontos. Relativamente ao ecrã, ele consegue responder às exigências do comum utilizador, mas os botões são difíceis de controlar porque quase não se distinguem ao tacto, o que nos obriga a olhar várias vezes para os diferentes comandos para não nos enganarmos.

[caption]Zipy2[/caption]

Nota positiva para o suporte traseiro que é disponibilizado, e que permite inclinar o aparelho optimizando a visualização dos conteúdos, e para a autonomia da bateria. Este aparelho não tem memória interna. Ou seja, terá sempre de adquirir um cartão Micro SD até 16GB para conseguir carregar os conteúdos.

O Zipy Liberty está à venda por 99,90 euros.

Nota da Redacção: O artigo foi corrigido na designação e referência às frequências suportadas pelo equipamento. Foi ainda reformulada a referência à TDT.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.