A data não é novidade, já que no anúncio do novo Galaxy a Samsung já tinha adiantado que esta era a data do lançamento oficial, e a expectativa é que Portugal estivesse no grupo dos primeiros países a receber o novo topo de gama da família Galaxy. O que foi hoje confirmado na apresentação oficial do equipamento.

Os preços eram ainda uma incógnita e hoje a Samsung revelou os valores: 649 euros nos operadores e 799 euros no mercado livre, onde estará disponível a partir das 10 horas de dia 27 de abril. Isto para a versão de 16 GB, que para já será a única comercializada.

O TeK já tinha também apurado que em Portugal só seria vendida a versão de quatro núcleos, uma situação aliás semelhante a grande parte dos mercados, onde esta será a única opção para o Galaxy S4. Nuno Parreira, responsável pela divisão de GSM da empresa, confirmou hoje que só alguns mercados - como o Japão - terão as duas opções de processadores, sendo que em Portugal a escolha recai no Snapdragon 600, a 1,9 GHz, com suporte à rede 4G.

Para os fãs da marca a boa novidade é que o Galaxy SIII já baixou de preço - embora não muito - e desde dia 15 foi reposicionado a 629 euros, um valor que pode variar entre operadores. E Nuno Parreira confirmou ao TeK que a Samsung vai manter este modelo no mercado, pelo menos até ao Natal.

[caption]galaxy s4 com tek[/caption]

Novo formato e novas funcionalidades

O processador não é a única novidade do novo Galaxy, que abandona a numeração romana no nome para passar a designar-se S4. Maior, mas ainda assim mais leve e mais fino que o seu antecessor, esta combinação difícil foi conseguida pela utilização de uma capa de policarboneto, que reduz o peso para 130 gramas.

Com um ecrã de 5 polegadas Full HD Super AMOLED, o novo Galaxy oferece uma qualidade impressionante de imagem, e uma fluidez de utilização mesmo em situações de maior exigência de processamento, e que responde de forma eficaz a diferentes situações de luminosidade.

A Samsung continua empenhada em adicionar funcionalidades ao dispositivo, que tem de base o sistema operativo Android 4.2.2 (Jelly Bean) mas que conta com aplicações específicas para diferentes tarefas, os já habituais Samsung Hubs, que foram reforçados com novos truques e com a combinação de funcionalidades com novos sensores, completamente parametrizáveis pelo utilizador.

Para além dos habituais GPS, acelerómetro, sensor de luminosidade e validação da direção do olhar, a Samsung acrescentou sensores de humidade e temperatura, mas alargou a possibilidade de usar os outros em funções inovadoras, como o scroll em páginas usando a direção do olhar, ou a pausa inteligente do vídeo se deixar de olhar de frente o ecrã.

[caption]galaxy s4 sensores[/caption]

A fotografia é outra das áreas em que a Samsung continua a apostar e é preciso perder tempo para conhecer todas as funcionalidades da câmara fotográfica para as explorar convenientemente e tirar partido do sensor de 13 megapixéis.

Desde a possibilidade de juntar a foto do fotógrafo à fotografia (usando a câmara frontal de 2,2 megapixéis à fotografia animada e à possibilidade de gravar som que acompanha a foto, há várias novas ferramentas. A capacidade de disparo sem atraso permite também uma outra que pode fazer as delícias dos mais ativos: a fotografia Drama, que combina os vários movimentos numa única foto, ideal para documentar desportos radicais.

[caption]fotografia[/caption]

Mas depois das fotografias captadas pode contar também com novas formas de as partilhar, diretamente no ecrã da TV através do WatchOn, que não funciona apenas com televisores da Samsung, ou em grupo, com o Group Play, que também se estende a vídeos e música.

[caption]samsung group play[/caption]

Acessórios para múltiplas tarefas
Uma das áreas em que a Samsung quer ganhar mais peso é a dos acessórios, e a partir do dia 27 vão estar disponíveis vários novos acompanhantes do S4, desde capas a carregadores wireless e dispositivos para quem quer monitorizar o exercício físico.

Anunciada em Nova Iorque em conjunto com o telemóvel, a banda de monitorização cardíaca é acompanhada de uma balança que não estará para já à venda em Portugal.

No caso do carregador wireless, é necessário trocar a tampa traseira do Galaxy S4, mas a Samsung garante conectores para não perder a ligação ao NFC.

[caption]carregador[/caption]

Os preços não estão ainda definidos e devem ser conhecidos só mais perto da data de venda a público, mas há outra ausência a notar: a GamPad, que transforma o Galaxy numa consola de jogos, ainda não tem data de chegada a Portugal.

Uma última nota destas primeiras impressões para a área empresarial. A Samsung vai estrear com o Galaxy S4 o Knox, um pacote de segurança e ferramentas especialmente dedicado às empresas que só estará disponível no mercado B2B e que vai estabelecer protocolos de separação de conteúdos de lazer e empresariais.

Jorge Fiéns, responsável de comunicação da Samsung em Portugal, explicou ao TeK que este é um mercado que a Samsung quer conquistar e que se assume como cada vez mais importante à medida que as empresas integram mais funcionalidades nos terminais móveis e que os profissionais usam os dispositivos para funções empresariais.

Embora breves, as primeiras impressões do Galaxy S4 são muito positivas, e colocam o smartphone no top 5 dos topo de gama em Portugal, concorrendo diretamente com os principais líderes neste segmento.

Veja abaixo uma galeria de fotos captada hoje na apresentação do Galaxy S4, que pretende dar uma ideia das principais funcionalidades do dispositivo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: Foi corrigida a referência à tecnologia de ecrã do S4.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.