A Wiko leva poucos meses de presença em Portugal, mas já conta com alguns modelos à venda. Todos dual SIM, uma das características diferenciadoras da marca francesa, parceira da quarta maior fabricante de telemóveis na China, e com preços que se querem apresentar convidativos, face a modelos de outras marcas com características idênticas.

Assim é na base o Cink Five. O smartphone teve desde início um preço recomendado abaixo dos 200 euros (de 199,90), mas agora está à venda na
Staples (tanto online como nas lojas físicas) por 169,90 euros, o que pode revelar-se numa boa oportunidade para adquirir o modelo.

[caption][/caption]

Num primeiro momento, o Cink Five poderá não dar propriamente nas vistas: a marca não é muito conhecida e o desenho é básico, mas o smartphone tem os seus argumentos, pelo que pudemos verificar com a sua utilização.

Em termos de hardware, o telefone dual-sim em regime livre vem pré-instalado com a versão 4.1.2 Jelly Bean do Android. Está equipado com um processador quad-core Mediatek a 1,2GHz e tem 1GB de memória RAM e 4GB de armazenamento interno, expansível via cartão microSD (até 32GB).

Desligado destaca-se pelo seu ecrã de cinco polegadas, mas ligado também, graças à sua resolução de 1280×720 pixéis e às suas cores vibrantes e brilho elevado.

[caption][/caption]

No que toca à captura de imagem, o smartphone conta com uma câmara traseira de 8MP e uma câmara frontal de 2MP.

Utilização

Apesar das suas medidas (144x74x10,7mm), o peso com a bateria de 2000 mAh instalada (158 gramas) não é definitivamente um problema. Sobre as dimensões apresentadas, e tal como acontece com outros dispositivos de tamanho idêntico, ressalve-se que a utilização com uma só mão, poderá ser mais difícil para quem tenha mãos pequenas.

Escrever mensagens em que trocar carateres por falta de alcance é uma constante será um dos problemas (além das escapadelas à "pegada"). De resto, a dimensão do ecrã depressa ganha vantagens, quando a intenção é navegar com o browser, ver vídeos e fotos e jogar.

E por falar em vídeos e fotos, a câmara principal de 8 megapixéis, com Autofocus e Flash LED cumpre largamente as expectativas, o mesmo podendo dizer-se quanto à câmara frontal de 2 megapixéis, destinada tradicionalmente a servir "para o gasto".

[caption][/caption]

[caption][/caption]

O Cink Five apresenta a câmara frontal de 2 megapixéis no topo, o botão para desligar e ligar na lateral direita, os controlos de volume na lateral direita. No topo está igualmente localizada a ligação Micro-USB. Ao virarmos o smartphone podemos encontrar a câmara principal de 8MP um sensor OMNI BSI+ e o flash LED.

O cartão MicroSD é colocado na parte traseira, mas internamente, entre o cartão SIM 1 e o Cartão SIM 2.

Relativamente ao interface, assume as características habituais da plataforma Android, apresentando cinco ecrãs personalizáveis com as diferentes aplicações e widgets guardados no telefone. A troca entre ecrãs faz-se por "arrastamento" para a direita e para a esquerda.

Ao fundo a habitual barra para acesso direto a funcionalidades, quatro personalizáveis e uma quinta (central e insubstituível) de acesso às "páginas" que guardam todas as aplicações e widgets.

[caption][/caption]

Em cima, a chamada barra de estado onde são apresentadas as notificações do sistema, o estado da rede Wi-Fi, da ligação por Bluetooth, o estado da bateria, etc. Clicando e arrastando a barra para baixo faz "desdobrar" avisos e opções.

Desempenho

Nada a apontar à sonoridade oferecida pelo aparelho em chamada, tanto com o telefone ao ouvido como com a utilização do kit mãos-livres. Como telemóvel touch que é, será conveniente ter o cuidado de ver se o teclado está inativo quando se faz uma chamada com o telefone ao ouvido.
[caption][/caption]

A transição entre SIMs é fácil, com a possibilidade de se usar o menu Gestão de SIM para ativar ou desativar os cartões ou para definir o SIM padrão em diferentes opções ou manter a pergunta sobre a escolha sempre ativa. Já a opção que identifica a origem da chamada (anónima por defeito) custou a descobrir.

A navegação do Cink Five é fluida e mesmo em multitarefa não desilude. Por cá jogou-se muito Fruit Ninja, com poucos crashs e "gostou-se".

A autonomia podia ser melhor, ou não, já que dependerá sempre muito da utilização "multimédia" do aparelho. O aviso de bateria fraca ainda dá para algumas funções básicas sem nos deixar completamente pendurados.

Os 4GB de armazenamento interno poderão ser um dos pontos menos positivos do smartphopne da Wiko, mas este é um tipo de recurso que pode ser relativo. Face às restantes características, funcionalidades e desempenho, e apesar do telemóvel já contar algum tempo no mercado português, adquirir o Cink Five por 169,90 euros compensa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.