As principais tecnológicas de inteligência artificial continuam a receber melhorias e atualizações de novas funcionalidades. E a concorrência está a chegar a um nível em que a adição de novos modelos, inicialmente previstas para assinaturas premium, começam a ser libertadas para todos. É o caso da Microsoft que respondeu à chegada esta semana do Voice Mode do Grok 3, o modelo de IA de Elon Musk, com o Copilot Voice e o Think Deeper gratuito para todos.

A Microsoft diz que quando lançou o Copilot há dois anos se focou a ajudar as pessoas a acederem ao conhecimento, a obter respostas, refletir e criar. Enquanto diz estar a construir o derradeiro companheiro de inteligência artificial, continua a lançar novas funcionalidades gratuitas para todos os utilizadores do Copilot.

Nesse sentido, pode começar uma conversa com o Copilot por voz, ao mesmo tempo que obtém respostas mais elaboradas através do modelo de raciocínio profundo Think Deeper, alimentado pelo OpenAI o1. A Microsoft dá exemplos de utilização dos modelos e através de poucas frases pode perguntar mais informações sobre um país que está a visitar, ajudar a criar uma entrevista de emprego para um cargo que se está a candidatar ou obter receitas para um prato que pense cozinhar.

Grok 3 ganha vozes com personalidade. Vai escolher o romântico ou refilão?
Grok 3 ganha vozes com personalidade. Vai escolher o romântico ou refilão?
Ver artigo

Quanto ao Think Deeper, pode usar para ajudar na reflexão de uma grande compra, orçamentar uma renovação em casa ou mesmo planear o próximo passo na carreira.

A Microsoft diz que continua a trabalhar para escalar o acesso sem limites às funcionalidades avançadas dos seus modelos e chegar ao máximo de pessoas possíveis. Ainda assim, deixa a nota de que poderá haver demoras nas respostas ou mesmo interrupções durante os períodos de alta procura ou no caso da Microsoft detetar preocupações na segurança, utilização indevida ou outras violações aos termos de acesso ao Copilot.

Para os utilizadores Pro, a fabricante diz que estes continuam a ter acesso prioritário a novas funcionalidades e modelos de IA.

De recordar que além do Grok ganhar voz, também a Anthropic lançou esta semana a nova versão do seu modelo de IA, o Claude 3.7 Sonnet. Este consegue dar respostas rápidas ou mais ponderadas, mas tem uma elevada aptidão para programar, ajudando os programadores a criar software. E até inclui uma linha de comados para programação através do seu agente de IA, o Claude Code.

E por falar em código, também a Google revelou hoje a disponibilidade gratuita do Gemini Code Assist. Os developers vão ter ajuda a programar, numa ferramenta assistida pelo Gemini 2.0. Este suporta todas as linguagens de programação no domínio público, sendo otimizado para programar. A Google diz que oferece até 180 mil linhas de código completadas no modelo por mês, um limite que a empresa acredita que nem o mais dedicado developer profissional conseguirá atingir.