Em dezembro, a Google apresentou o Gemini 2.0, um modelo de IA "vitaminado" com avanços na multimodalidade e acompanhado por uma versão Flash. À medida que o Gemini 2.0 Flash começa a chegar ao chatbot da tecnológica nas apps para Android e iOS, assim como na versão online, a gigante tecnológica anuncia mais novidades. 

A Google avança que a mais recente versão do Gemini 2.0 Flash passa a estar disponível para mais pessoas através dos seus produtos com IA, incluindo através da API do Gemini, tanto no Google AI Studio como no Vertex AI. Isto significa que os programadores podem agora criar novas aplicações com o modelo. 

A tecnológica lançou também uma nova versão experimental do Gemini 2.0 Pro, seguindo o feeback positivo que recebeu por parte de developers. Segundo a Google, esta versão tem tem uma janela de contexto de 2 milhões de tokens e destaca-se pelo sólido desempenho em áreas como programação, mas também na resposta a pedidos complexos e no entendimento e capacidade de raciocínio relativamente a diversos tipos de conhecimento.

Google | Gemini 2.0 Pro
Google | Gemini 2.0 Pro Comparação entre o desempenho dos vários modelos de IA da Google créditos: Google

A nova versão do Gemini 2.0 Pro está agora disponível como um modelo experimental para developers a partir do Google AI Studio e Vertex AI. Os utilizadores com contas Advanced também poderão aceder ao modelo através do Gemini nas versões mobile e para desktop.

Mas a Google tem mais uma novidade na manga: o Gemini 2.0 Flash-LiteTendo em conta o feedback positivo que recebeu em relação ao preço e velocidade do Gemini 1.5 Flash, a empresa decidiu continuar a melhorar a sua qualidade, sem fazer subir os custos de treino ou diminuir a velocidade. 

Tal como o 2.0 Flash, este modelo tem uma janela de contexto de 1 milhão de tokens e capacidade para lidar com inputs multimodais, sendo capaz de ultrapassar o 1.5 Flash na maioria dos benchmarks, afirma a Google. Para já, o modelo vai estar disponível em modo preview a partir do Google AI Studio e do Vertex AI.