As bolsas financiadas pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês) são atribuídas no âmbito do concurso ERC Starting Grants ao abrigo do Horizonte Europa para o período de 2021-2027. O valor médio é de 1,5 milhões de euros por bolsa e destinam-se a investigadores em início de carreira para que os mesmos possam constituir as equipas de investigação e desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento.

Em Portugal as bolsas vão ser atribuídas a:

  1. Manuel Souto, CICECO-Instituto de Materiais da Universidade de Aveiro, química e materiais
  2. Sérgio Rosa Domingos, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, química-física e máquinas moleculares
  3. Susana Soares, LAQV/REQUIMTE da Universidade do Porto, biotecnologia alimentar
  4. Yonatan Gez, Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, socio antropologia do desenvolvimento com foco na África Oriental
  5. Vera Aldeias, Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano da Universidade do Algarve, estudo do passado humano e arqueologia.
FCT selecionou 551 projetos científicos para financiamento e atribuiu 1.450 bolsas de doutoramento
FCT selecionou 551 projetos científicos para financiamento e atribuiu 1.450 bolsas de doutoramento
Ver artigo

Os concursos do ERC Starting Grant foram lançados em 2007 e já garantiram financiamento a meia centena de bolsas em Portugal, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. "Na edição deste ano Portugal atingiu um novo máximo no que diz respeito ao número de propostas submetidas, aumentando cerca de 56% face ao número de propostas submetidas no concurso de 2020", refere a mesma fonte.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.