Esta é a 6ª edição do Altice International Innovation Award (AIIA) e este ano há vários fatores diferenciadores no prémio de inovação tecnológica promovido pela Altice. A Irlanda é o país convidado e o prémio conta agora com uma vertente mais internacional já que, nesta edição, a organização decidiu abrir portas ao Mundo e aceitar candidaturas provenientes de qualquer país da União Europeia, o que trouxe também uma maior dinâmica na fase inicial.

Segundo informação partilhada pela Altice, "a 6ª edição do maior Prémio de inovação tecnológica em Portugal – Altice International Innovation Award (AIIA) – é a mais concorrida de sempre ao bater o número recorde de candidaturas". Ao todo foram recebidas 125 candidaturas nas categorias Academia, Startup e Inclui, a área de inclusão que é apoiada pela Fundação Altice.

Recorde-se que na categoria de startup há um prémio de 50 mil euros a que se soma a possibilidade de concretização de uma prova de conceito com o Grupo Altice, enquanto na categoria de Academia o prémio é de 25 mil euros, distinguindo o melhor trabalho académico.

Os empreendedores da área de inclusão têm ainda uma categoria especial, com o prémio “Inclusive by Fundação Altice”, no valor pecuniário de 20 mil euros. Este prémio foi uma das novidades em 2021 e pretende distinguir trabalhos que visem disponibilizar tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital, bem como soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos.

Todos os finalistas ficam automaticamente qualificados para os prémios Born From Knowledge (BfK) que distingue projetos inovadores e startups que se destaquem em projetos de I&D, uma possibilidade que resulta de uma parceria da Altice Labs com a Agência Nacional de Inovação (ANI).

Em 2021 os vencedores foram escolhidos de entre 80 candidaturas, saindo como galardoados o projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks, na área da Academia, um framework conceptual focado em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objetos de reduzida dimensão, e o projeto SenseGlove, um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil, que complementa o convencional autoexame mamário e que está conectado a uma aplicação móvel, proposto pela startup Glooma.

Desde 2016, o Altice International Innovation Award já recebeu mais de 380 candidaturas, representando um prémio total superior a 365 mil euros.

Os projetos candidatos na 6ª edição são avaliados até 31 de outubro e a 10 de novembro é divulgada a lista dos finalistas que vão estar na shortlist para as categorias a concurso. Os projetos candidatos para esta 6ª edição vão ser avaliados por um Grande Júri composto por personalidades referenciadas nas áreas dos media, das startups, da academia, organismos públicos e da indústria portuguesa.

Os prémios finais serão entregues no dia 29 de novembro, em Lisboa, numa cerimónia que vai contar com a presença dos principais stakeholders do ecossistema de inovação em Portugal.