É já no final desta semana que a Universidade do Minho e a botnroll.com promovem aquela que é a 14ª edição da RoboParty.  O evento pedagógico que ensina a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada decorre de quinta-feira a sábado, dias 7 a 9 de Abril, no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães.

Vindos de todo o país, os perto de 500 participantes são na sua maioria da faixa etária dos 15 aos 18 anos, sendo que o mais novo tem oito anos de idade e o menos novo tem 63.

No início do evento, as cerca de 100 equipas recebem um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 90 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, explica a organização na nota enviada às redações.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Na sexta-feira e sábado há desafios robóticos, onde os participantes põem os seus robôs à prova, para demonstrar as suas capacidades. Sem qualquer intervenção humana, estas provas consistem em obstáculos, perseguição e dança, esta última, sempre muito procurada pelo público pela sua espetacularidade, decorre no sábado às 14h30.

Este ano há ainda uma prova surpresa, em que os participantes só conhecem as regras 48 horas antes e em que os robôs vão precisar da destreza do seu mestre. No final do evento os participantes levam os robôs consigo.

Ao longo dos três dias non-stop há múltiplas atividades lúdicas e desportivas para os participantes, como a apresentação de gadgets, atuações de DJs, torneios de xadrez, ténis de mesa, lançamentos de basquetebol, entre outras.

Desde o seu início em 2007 a RoboParty já contou com mais de 6.000 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica”, afirma Fernando Ribeiro, professor da Escola de Engenharia, que coordenada esta iniciativa.

Pode obter informação adicional sobre o evento a partir do site oficial da RobotParty e do perfil no Facebook.