Esta quinta-feira é apresentada a versão renovada da Agenda Digital, o documento que elenca estratégias e medidas para colocar Portugal em linha com os objetivos europeus para 2020.



Elaborada com o contributo dos cidadãos que quiseram participar no processo de consulta, o documento é uma segunda revisão da estratégia portuguesa nesta área e integra, essencialmente medidas para dinamizar a economia, as exportações e a inovação, com medidas em vários sectores.



A nova versão da agenda será apresentada pelo ministro da economia Álvaro Santos Pereira e pelo Secretário de Estado Carlos Oliveira ao início da tarde, mas a assinalar a data decorrerá durante todo o dia uma conferência sobre o tema. O evento tem lugar no Campus do Lumiar, no salão nobre do IAPMEI.



Apresentação do scoreboard da Agenda Digital para a Europa ou o impacto da AD nos diferentes países da União Europeia são alguns dos temas em agenda, no evento que abre com a apresentação do ministro da economia.



A nova versão da Agenda Digital (Agenda Digital Nacional - Portugal Digital) foi aprovada em Conselho de Ministros no passado dia 20 de dezembro.



Esta Agenda Digital Portugal tem seis grandes áreas de atuação: acesso à banda larga e ao mercado digital; combate à fraude e evasões fiscais; resposta aos desafios societais; empreendedorismo e internacionalização do setor das TIC; melhorar a literacia, qualificação e inclusão digital; investimento em I&D e inovação.



Na concretização de cada uma destas áreas há medidas específicas com prazos de execução já definidos. Muitas preveem a cooperação entre sector público e privado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico