Já está disponível no site da Anacom - regulador das Comunicações Eletrónicas o relatório Situação das Comunicações 2010. O documento reúne um conjunto de indicadores e análises a dados que aquela entidade foi disponibilizando ao longo do ano passado.
No relatório a Anacom identificou quatro perfis de utilizadores de serviços de comunicações eletrónicas, distinguindo entre os que privilegiam os serviços de telefonia fixa, móvel, os que consomem vários serviços de forma integrada e os que, consumindo também um leque alargado de serviços de comunicações, deixam de fora a banda larga móvel.
Nestes grupos, o regulador conclui que há dois com maior predominância: os que usam maioritariamente os serviços de telefonia fixa e os que consomem os quatro serviços de comunicações eletrónicas em utilização simultânea, especificamente, telefone móvel, telefone fixo, banda larga fixa e TV por subscrição.
Na caracterização do mercado, a Anacom também sublinha a tendência crescente de adesão a serviços em triple play, dado que aliás têm demonstrado os resultados apresentados por todos os operadores.
Nas empresas constata-se que a dimensão está diretamente relacionada com o número de serviços de comunicações subscritos, embora se perceba - e por comparação a números de 2007 - que o número de empresas apenas com um ou dois serviços de comunicações eletrónicas é cada vez menor.
No final de 2010, o número de serviços de comunicações eletrónicas mais comum entre as empresas com menos de 250 trabalhadores era igual a três, algo que se verificava em 36,1 por cento das empresas nesse intervalo. Um quarto das empresas com menos de 250 empregados tinham já mais de quatro serviços.
O Relatório da Anacom faz ainda um ponto de situação detalhado as ofertas, serviços, clientes e negócio para os sectores fixo, móvel, Internet e televisão. Analisa ainda os serviços postais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários