O Congresso da APDC está de regresso com a habitual missão de reunir profissionais, especialistas e líderes do setor das telecomunicações para discutir temas relevantes, tendências e inovações no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como é habitual.

No ano em que comemora 40 anos, a APDC preparou uma edição do evento em que vai revisitar a sua história, destacando os contributos dados às TIC e aos Media em Portugal, mas principalmente com o objetivo de inspirar a discussão sobre o futuro destes sectores e o seu impacto na economia e na sociedade.

Sob o mote "40 years Futurizing”, aquela que é a 33ª edição do Congresso da APDC terá o potencial da inteligência artificial como foco. O keynote speaker Pedro Domingos, professor de Ciências da Computação na Universidade de Washington, em Seattle, e reconhecido especialista em IA e machine learning, abordará o tema “Living in a Future with AI”.

Já na sessão “AI Strategies in Europe: Navigating Excellence and Trust” será a vez de discutir os avanços realizados por cada Estado-membro na área da inteligência artificial, focando especialmente nas Estratégias Nacionais de IA de Espanha e da Estónia.

Aprovado a 13 de março, o IA Act estabelece um quadro regulatório que visa garantir um desenvolvimento e uma utilização da IA que seja segura, transparente e ética. Mas qual o impacto concreto que se espera no mercado? Travará ou não a inovação? Onde está o equilíbrio? Maria Manuel Leitão Marques, Deputada do Parlamento Europeu, e Clara Martins Pereira, Professora Assistente da Durham Law School, serão as protagonistas do painel de debate “Regulation of AI Applications”.

Desta vez um dos momentos mais aguardados nas edições de cada Congresso, o popular “Estado da Nação das Comunicações” vai contar com a Anacom para dar o mote ao debate, representada por Sandra Maximiano, atual presidente da entidade reguladora.

A lista de participantes e o programa de sessões completos podem ser visto no site oficial do evento. O 33º Congresso da APDC acontece nos dias 14 e 15 de maio no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, com formato presencial e online. O SAPO TEK é media partner e vai acompanhar todos os debates.