Está em marcha um concurso promovido pela Telefónica e pela União Internacional das Telecomunicações. A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de aplicações que ajudem a promover a sustentabilidade ambiental em ambientes urbanos.



Em jogo estão cinco mil dólares e a possibilidade de acesso a um conjunto de canais de divulgação. É possível concorrer a esta terceira edição do prémio até 30 de abril, em grupo ou individualmente. O vencedor será conhecido a 23 de maio.



Transportes e mobilidade; gestão energética; água; serviços de saúde; adaptação às mudanças climáticas; planeamento urbano; educação ambiental; edifícios inteligentes e sociedades inteligentes são as áreas às quais devem aplicar-se os projetos concorrentes.



Espera-se que até 2050 mais de 70% da população mundial viva em cidades. A maioria dos movimentos urbanos terá lugar nos países menos desenvolvidos, mas já hoje o impacto da vida nas cidades é enorme, com as zonas urbanas a serem responsáveis por 71% das emissões de gases com efeito estufa e por 60 a 80% do consumo energético mundial.



A UIT sublinha os números e defende que uma utilização inovadora das tecnologias da informação pode dar um contributo importante para tornar as cidades mais eficientes e mais sustentáveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico