Hoje, data em que se assinala o Dia Nacional da Imprensa, foi assinado, pela Universidade de Aveiro, a Associação Portuguesa de Imprensa e o PCI - Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro um contrato de consórcio para a criação do primeiro centro de competências europeu na área dos media: o Aveiro Media Competence Centre (AMCC).

O AMCC, cujo início de atividade está previsto para o final do primeiro trimestre de 2022, afirma-se como uma plataforma de apoio e promoção ao setor dos media na União Europeia, tendo em vista a implementação de projetos de transição digital e a gestão de um futuro sustentável no contexto digital.

O apoio prestado pelo AMCC sustenta-se na partilha e estruturação de conhecimento do mercado tecnológico global, assim como no acesso a equipas europeias com competências multidisciplinares, ações de formação, apoio à regulação tecnológica e acesso a financiamentos públicos e privados.

Citado em comunicado, João Veloso, Vice-Reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro, afirma que “os grandes desafios que os media da Europa enfrentam, nesta era digital, necessitam de respostas centradas no conhecimento e na tecnologia, capazes de desenvolver estratégias inovadoras e adequadas à nova realidade”.

“O sistema científico tem aqui a enorme responsabilidade de facilitar esta transição criando as condições para que os media da Europa se possam reinventar e continuar a ser uma «voz» relevante no contexto europeu”, sublinha João Veloso.

O AMCC conta ainda com o apoio da Google, a primeira entidade privada a financiar o projeto. Como destaca Bernardo Correia, Country Manager da Google Portugal, o centro de competências “será fundamental para garantir que todos, principalmente os meios locais, tenham os recursos e o conhecimento que precisam para continuar a levar informação de qualidade a Portugal e a toda a Europa”.

O projeto conta também com o apoio da União Europeia, através da Vice-Presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová; do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; e do Governo Português, através do Secretário de Estado da Cultura Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

“O setor dos media não pode ficar de fora da Transição Digital, sobretudo pelo papel que desempenha enquanto garante do estado de direito democrático. Esta iniciativa vem contribuir para esta missão, através do reforço da capacitação, internacionalização e competitividade deste setor”, enfatiza André de Aragão Azevedo.

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