A Universidade de Aveiro (UA) está a promover a 13ª edição da Semana Aberta de Ciência e Tecnologia (SACT) que se realiza entre 19 e 23 de novembro. Durante quatro dias o polo universitário transforma-se num "laboratório gigantesco" para centenas de visitantes.

As entradas são gratuitas mas é necessária uma inscrição prévia no site da iniciativa. A página oficial da SACT da UA tem ainda informações relativas ao calendário e ao local das atividades.

Contactado pelo TeK, o serviço de comunicação do SACT revelou que até ao momento já estão confirmadas mais de 4600 presenças na Semana Aberta e nos próximos 14 dias, altura em que as inscrições ainda estarão abertas, são esperadas muitas mais adesões.
Na SACT 2012 os departamentos e laboratórios de investigação da universidade aveirense estarão à disposição de todos, mas sobretudo dos alunos de vários graus de ensino e sítios do país, para partilha e demonstração de experiências.

Além das atividades experimentais estão programadas palestras, exposições, workshops, apresentações de projetos e saídas de campo que permitirão o contacto com a comunidade científica da UA. Ao todo serão cerca de 62 atividades, divididas por 270 sessões e espalhadas por 18 unidades do polo universitário.

Uma das novidades desta 13ª edição da SACT é o Instituto de Ambiente e Desenvolvimento que fará algumas intervenções relacionadas com a poluição fabril e sonora, na tentativa de chamar a atenção para os diferentes tipos de poluição que existem no dia a dia. A Escola Superior de Saúde também vai apresentar pela primeira vez duas atividades à comunidade relacionadas com a saúde em movimento e com os cuidados da saúde em meio hospitalar.

Questionados sobre a possibilidade de haver um menor interesse na SACT numa altura em que as novas tecnologias estão tão difundidas, mesmo entre os mais novos, os responsáveis de comunicação da iniciativa negaram a existência desta tendência.

"Os participantes manifestam um interesse muito particular, e em tudo semelhante ao demonstrado em edições anteriores, pelas atividades de cariz tecnológico. As atividades promovidas pelo Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática, por exemplo, continuam a ser as primeiras a esgotar", contaram ao TeK.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico