A edição de 2020 da Game Jam+ está quase a começar e chega com a promessa de revolucionar o mundo dos videojogos independentes. Neste ano, o campeonato mundial de criação de jogos conta com mais de 50 cidades em 15 países e em Portugal há uma novidade. Ao Porto, que se estreou na edição de 2019, juntam-se agora Lisboa e Figueira da Foz.

O evento é dinamizado desde 2017 por um movimento colaborativo que quer fomentar o empreendedorismo no setor de economia criativa, transformando jogos independentes em ideias de negócio. Depois do sucesso das duas primeiras edições no Brasil, a Game Jam+ expandiu-se a nível internacional em 2019, contando com mais de mil participantes, vindos de 33 cidades de 8 países.

A primeira etapa do campeonato realiza-se online entre os dias 9 e 11 de outubro. Os interessados podem inscrever-se através da página do evento na plataforma Eventbrite e cada inscrição conta com um preço de 5 dólares, ou 4,21 euros. Da primeira fase em Portugal, serão escolhidos 6 finalistas, 2 por cada uma das cidades em que o evento se realiza.

Como funciona a Game Jam+?

A maratona de criação de jogos da Game Jam+ divide-se em 4 etapas ao longo de 7 meses. Na primeira fase, todos os participantes reúnem-se virtualmente para encontrar a sua “dream team” e propor ideias, tendo 54 horas para desenvolver um protótipo do jogo. As equipas farão depois a apresentação do seu projeto a um painel de jurados, simulando um pitch a investidores de uma editora.

Com os vencedores da primeira fase selecionados, chega a altura de ajudar as equipas a melhorar os seus projetos. Assim, entre novembro deste ano e janeiro de 2021, os developers vão ter a oportunidade de participar num conjunto de workshops e mentorias online com profissionais da indústria.

Já a terceira fase, que se realizará em fevereiro do próximo ano, conta com uma semifinal continental onde os vencedores da primeira etapa serão postos à prova. Quem conseguir superá-la torna-se num dos finalistas para a última etapa, marcada para entre os dias 5 e 9 de maio no Big Festival 2021 em São Paulo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.