No relatório Detect, SHARE e Protection: Improving Threat Data Exchange, o organismo europeu sublinha a importância de garantir uma aposta clara e efetiva dos vários centros europeus na normalização de formatos para a troca de informação, assegurando a sua interoperabilidade.
Os Centros de Resposta a Incidentes de Segurança estão espalhados pelos vários países da União Europeia e têm como objetivo fazer a ponte com as estruturas europeias e os players relevantes em cada país, no sentido de assegurar uma rede de partilha de informação e boas práticas na área da segurança informática.
Neste estudo, o objetivo era identificar obstáculos e perceber o que pode ser feito para fazer fluir a comunicação entre centros. Para além das questões legais e técnicas, a análise permitiu apurar que há ainda falta de interesse dos interlocutores na resolução dos problemas que criam essas barreiras.
Face às conclusões, o estudo aponta um conjunto de recomendações que estão disponíveis online para consulta. Promover a utilização de standards para a troca de informação; facilitar a adoção, interoperabilidade e integração de ferramentas comuns; e melhorar as ferramentas de análise são as principais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos e máquinas de lavar e secar Mijia são os novos eletrodomésticos da Xiaomi em Portugal -
Site do dia
Qual é o seu nível de literacia financeira? 20 perguntas colocam conhecimentos à prova -
App do dia
TOEM leva-o numa aventura fotográfica a preto e branco entre puzzles e personagens curiosas -
How to TEK
Não quer que o LinkedIn use os seus dados para treinar modelos de IA? Saiba como desativar
Comentários