A Wireless Battle of the Mesh é um desafio antigo, que uma vez por ano é lançado à comunidade mundial na área das redes mesh sem fios. Em 2016 Portugal entra pela primeira vez na rota do evento e cabe à cidade do Porto acolher o desafio, que deve juntar cerca de uma centena de participantes, entre engenheiros informáticos e engenheiros de telecomunicações.  

Os participantes são desafiados para avaliar o desempenho de soluções open source para criar e gerir este tipo de redes em ambiente real, tirando partido de uma rede com mais de 50 dispositivos.

O evento é organizado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto entre os dias 1 e 7 de maio. As inscrições estão abertas e são obrigatórias, embora a participação no evento seja gratuita.

A batalha vai juntar wireless hackers, mesh developers, OpenWRT developers, WISP e comunidade Wi-Fi, bem como estudantes, académicos e entusiastas que vão chegar de várias partes do mundo. Além da batalha, propriamente dita, também acolhe palestras e workshops e pretende ser um espaço para partilha de conhecimentos e experimentação de tecnologia.  

As redes Mesh são uma alternativa ao protocolo 802.11. Funcionam a partir de vários nós que funcionam como parte da mesma rede e que estão acessíveis para todos os utilizadores que se liguem à rede.