Organizado pela Fundação AIP o conceito do evento é inovador e único, explica ao TeK Fátima Vila-Maior, diretora de feiras da associação. O formato do Festival IN teve como inspiração várias feiras sectoriais (dos 15 sectores da economia que estarão representados no evento), para criar um conceito diferente.



O objetivo é mostrar projetos nesta área, a partir de diferentes perspetivas e contextos, mostrando tendências em áreas como o turismo e o marketing cultural, ou a arte, a tecnologia.

Há sessões dedicadas ao empreendedorismo e criatividade no feminino, espaço para mostrar novos projetos a potenciais investidores, ou para explorar novas oportunidades de parceria ou negócio. No total estão previstas 35 conferências; 80 concertos e 60 eventos de empreendedorismo.



Uma feira de arte contemporânea, um espetáculo de artes performativas e a primeira edição da Festa dos Museus são outros exemplos da diversidade de uma agenda, onde também cabe o World Press Cartoon e demonstrações de Lego MINDSTORMS.



Nos cinco dias do evento são esperados na Feira Internacional de Lisboa 60 mil visitantes, parte dos quais estrangeiros. Ao longo dos últimos meses uma parceria com a TAP tem divulgado o IN e garantindo condições especiais a quem viajar com a companhia portuguesa para assistir.



Fátima Vila-Maior ainda não confirma que o IN voltará no próximo ano com o mesmo formato, mas garante que a intenção é criar um evento regular, dedicado às indústrias criativas. Será um contributo para a afirmação dos sectores que se fazem representar nas indústrias criativas e uma forma de potenciar uma área que já assume um peso tão relevante na geração de riqueza na capital, defende a responsável.

Nota de redação: Foi corrigida uma gralha na data de início do evento, que arranca no dia 14.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico