A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da sua Unidade Computação Científica Nacional (FCCN) revelou a primeira edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada. As candidaturas para o primeiro lote de propostas iniciaram no dia 14 de agosto e estendem-se até 14 de setembro. Trata-se do primeiro concurso para disponibilização de recursos computacionais com cerca de 27 milhões de core.horas em plataformas nacionais inseridas na Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA).

A FCT refere que o concurso tem como objetivo promover projetos de computação avançada em todas as áreas, suportadas tecnologicamente pela RNCA. Será disponibilizado recursos de computação avançada (HPC), Computação de alto desempenho (HTC) e computação em nuvem.

Este concurso destina-se, seja individualmente ou em cooperação, a instituições do ensino superior e aos seus institutos e unidades de I&D (Investigação e Desenvolvimento); a Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal; a Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D; a outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica e a empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

As candidaturas devem ser submetidas em inglês, através do formulário disponível no website do concurso. É ainda referido que caso as candidaturas não esgotem os recursos computacionais no primeiro lote, poderá haver uma segunda vaga de inscrições a anunciar futuramente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.