A Gartner disponibilizou um novo estudo onde reúne aquelas que considera as características mais importantes de um responsável pela gestão dos ativos TI (IT Asset management - ITAM) numa organização. Na análise da empresa destacam-se seis características consideradas chave para o bom desempenho das tarefas de gestão dos recursos tecnológicos.



Segundo a consultora, a quem desempenha este tipo de funções numa organização são essenciais boas capacidades de comunicação, que permitam fazer a ponte entre equipas técnicas e de gestão; tal como boas capacidades técnicas, que permitam conhecer modelos de licenciamento e as capacidades das tecnologias usadas pela empresa e se isso cumpre os objetivos pretendidos.



As capacidades de gestão e financeiras também são sublinhadas como essenciais e determinantes para garantir o alinhamento entre TI e negócio, bem como a racionalidade dos investimentos., defende a Gartner.



O estudo elenca ainda mais duas características importantes que são a capacidade de compreender os requisitos legais a que a organização tem de dar resposta e a capacidade de negociar.



O documento elaborado pela Gartner só pode ser consultado na íntegra comprando o estudo, mas no site oficial da consultora é possível ter acesso, de forma gratuita, a mais informação sobre os aspetos mais relevantes entendidos pela empresa no que se refere a cada uma das características.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.