O W3C - World Wide Web Consortium anunciou hoje o lançamento de uma plataforma que vai juntar Microsoft, Apple, Google, entre outros, na tarefa de facilitar o desenvolvimento web, tirando partido das tecnologias mais recentes, como o HTML5.



A Web Platform Docs é um repositório que passará a centralizar num único ponto a informação que as empresas de Internet, sobretudo as que gerem browsers, disponibilizam publicamente para permitir o desenvolvimento de software compatível com os seus produtos.



A ideia é facilitar o acesso e dar um contributo para a simplificação dos processos de desenvolvimento web desenhados para correr em vários browsers.



O projeto não tem fins lucrativos e foi apresentado por Tim Berners-Lee, diretor do W3C, como uma plataforma aberta, de acesso gratuita e sem fins lucrativos. O site ainda está em fase de lançamento e os conteúdos são disponibilizados como wiki, em bruto. Podem ser editados ou melhorados.



Fazem parte do consórcio fundador do projeto, além dos já referidos, nomes como a Nokia, Adobe, o Facebook, a HP, a Opera ou a Fundação Mozilla. No site vão depositar tutoriais, informação sobre interoperabilidade, dados técnicos relativos ao desenvolvimento para cada browser ou testes para funcionalidades específicas, por exemplo.



"Durante anos os programadores tiveram de consultar vários sites para descobrir o que precisavam sobre programação ou design Web, cada um deles com uma peça do puzzle", recorda Tim Berners-Lee.



"Isto pode ter sido suficiente quando a Internet era só o HTML, CSS básico e um pouco de JavaScript mas isso foi há muito tempo atrás. Hoje a Web é mais do que apenas documentos. É aplicações, multimédia e está a mudar rapidamente", contínua, explicando as motivações que estão na base do lançamento desta nova plataforma.