
A Direção-Geral do Ensino Superior revelou o número de vagas de acesso ao Ensino Superior e as áreas de Informática e Engenharias conheceram “destinos diferentes”: a primeira perdeu vagas relativamente ao ano passado, enquanto a segunda ganhou.
Nos cursos de Informática existiam 900 vagas em 2014/2015, sendo que no próximo ano letivo o número de vagas será de 871. Já na área de “Engenharias e Técnicas Afins” existiam 9.022 vagas no passado, sendo que no ano letivo de 2015/2016 serão 9.037 os lugares disponíveis no total.
Nos cursos de informática o decréscimo no número de vagas acontece depois de um aumento de quase 80 vagas registado no ano passado. A quebra nas vagas nas instituições de Ensino Superior dá-se numa altura em que os profissionais desta área são dos mais recrutados e prevê-se que vá haver falta de mão de obra qualificada suficiente para responder à necessidade das empresas dentro de alguns anos.
Nas Engenharias o aumento no número de vagas acontece após dois anos em que os lugares disponíveis nas universidades portuguesas mantiveram-se: 9.022 vagas em 2013/2014 e 2014/2015.
De acordo com dados da DGES, o número total de vagas de acesso ao Ensino Superior baixaram residualmente em comparação com o ano anterior - menos de 1% -, estando disponíveis um total de 50.555 de lugares em 1.048 cursos de universidades e institutos politécnicos públicos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários