O atual estágio de desenvolvimento da computação quântica está repleto de sucessos introdutórios, assim como de oportunidades de desenvolvimento de trabalhos que podem levar a descobertas surpreendentes no futuro, mas nem sempre estão reunidas as condições para que esse potencial seja desbloqueado. A IBM quer mudar isso com uma nova iniciativa.

O Quantum Researchers Program pretende “habilitar e apoiar a crescente comunidade de pessoas em todo o mundo que têm apostado na computação quântica”, refere a IBM, explorando diferentes formas de contribuição.

O novo programa, gratuito para investigadores do sector, permite o acesso e uma maior partilha dos sistemas quânticos da IBM. Os investigadores têm, por exemplo, a possibilidade de reservar tempo nos sistemas, fazendo com que os seus trabalhos saltem para a frente da fila, em modo prioritário.

Além disso, a IBM propõe-se disponibilizar outras opções, habitualmente, classificadas como premium, assim como um canal privado no Slack para facilitar o debate comunitário.

tek IBM quantum site

O Quantum Researchers Program também possibilita que os investigadores se candidatem a um acesso mais específico e aprofundado aos recursos, de forma exclusiva, por períodos de tempo suficientes para concluirem as suas experiências e publicarem os respetivos resultados. Para tal, terão de apresentar uma breve proposta, com a descrição dos principais objetivos.

A gigante tecnológica sublinha que esta possibilidade também é disponibilizada sem qualquer custo, pedindo-se apenas que a IBM Quantum seja citada na investigação, se os resultados vierem a ser publicados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.