O atual estágio de desenvolvimento da computação quântica está repleto de sucessos introdutórios, assim como de oportunidades de desenvolvimento de trabalhos que podem levar a descobertas surpreendentes no futuro, mas nem sempre estão reunidas as condições para que esse potencial seja desbloqueado. A IBM quer mudar isso com uma nova iniciativa.
O Quantum Researchers Program pretende “habilitar e apoiar a crescente comunidade de pessoas em todo o mundo que têm apostado na computação quântica”, refere a IBM, explorando diferentes formas de contribuição.
O novo programa, gratuito para investigadores do sector, permite o acesso e uma maior partilha dos sistemas quânticos da IBM. Os investigadores têm, por exemplo, a possibilidade de reservar tempo nos sistemas, fazendo com que os seus trabalhos saltem para a frente da fila, em modo prioritário.
Além disso, a IBM propõe-se disponibilizar outras opções, habitualmente, classificadas como premium, assim como um canal privado no Slack para facilitar o debate comunitário.
O Quantum Researchers Program também possibilita que os investigadores se candidatem a um acesso mais específico e aprofundado aos recursos, de forma exclusiva, por períodos de tempo suficientes para concluirem as suas experiências e publicarem os respetivos resultados. Para tal, terão de apresentar uma breve proposta, com a descrição dos principais objetivos.
A gigante tecnológica sublinha que esta possibilidade também é disponibilizada sem qualquer custo, pedindo-se apenas que a IBM Quantum seja citada na investigação, se os resultados vierem a ser publicados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários