A Agência Espacial Portuguesa arrancou esta sexta-feira, 24 de janeiro, com as candidaturas para a quarta edição do programa Astronauta por um Dia. Estudantes entre os 14 e 18 anos, do ensino básico ou secundário, têm até ao próximo dia 2 de março para submeter a sua inscrição e garantir a hipótese de flutuar em gravidade zero, como verdadeiros astronautas.
Desde o lançamento em 2022, o programa já envolveu 91 jovens de várias regiões do país. Este ano, o objetivo é "continuar a inspirar e unir Portugal em torno do Espaço", enquanto os participantes enfrentam desafios únicos que simulam os rigorosos processos de seleção dos astronautas profissionais.
A primeira etapa de seleção é simples: os interessados devem preencher o formulário disponível no site oficial e enviar um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos. Após esta fase inicial, 250 candidatos avançam para uma avaliação das capacidades de memória, velocidade e raciocínio espacial.
Daí, apenas 100 seguirão para uma prova de aptidão física, e, numa fase final, 50 serão chamados para uma entrevista. No fim, 30 jovens finalistas terão o privilégio de embarcar no voo parabólico, agendado para o próximo dia 21 de setembro, que os fará viver a experiência da ausência de gravidade.
A edição deste ano mantém o formato que tem conquistado cada vez mais jovens. Em 2024, o programa registou um recorde de 634 candidaturas, um crescimento significativo desde a estreia, em 2022.
Veja imagens da experiência na galeria
Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, destaca o alcance geográfico da iniciativa, que no ano passado contou com candidatos de todas as regiões de Portugal, incluindo Madeira e Castelo Branco.
"Esperamos continuar a crescer, garantindo, mais uma vez, uma representação de todas as regiões de Portugal", afirmou o responsável, insistindo em "apontar baterias a Bragança e a Portalegre, os únicos distritos nacionais de onde nunca recebemos finalistas".
Além das inscrições, o programa contará com eventos organizados pelos embaixadores das edições anteriores, como o encontro marcado para 2 de fevereiro na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, que reunirá antigos participantes para partilhar as suas experiências.
"Queremos mostrar que o Espaço é acessível e que está mais próximo do que o que parece. É para todos: os finalistas distinguem-se por serem polivalentes e não apenas excelentes alunos em determinadas disciplinas", sublinha Marta Gonçalves, gestora dos programas de Educação e Ciência da Agência Espacial Portuguesa, em comunicado, reforçando a missão inclusiva do Astronauta por um Dia.
A iniciativa volta a contar com o apoio de parceiros, como Ciência Viva, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
As inscrições estão abertas no site oficial do programa, onde os interessados podem consultar o regulamento e o formulário de candidatura.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
HMD Offgrid desafia aventureiros e garante comunicações em qualquer sítio do planeta através de satélite -
App do dia
AI Game Master apresenta uma aventura de texto onde as escolhas do jogador criam novas histórias -
Site do dia
Como é o seu bem estar digital e de que forma a tecnologia influencia a sua vida? -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários