Além da Microsoft, a iniciativa junta incubadoras, business angels, mentores, capitais de risco e outros parceiros que ajudam as empresas envolvidas a orientarem a sua atividade para uma perspetiva global. O apoio faz-se em quatro domínios distintos: ferramentas, pessoas, negócio e visibilidade.

Acesso gratuito a ferramentas tecnológicas, a novos clientes e mercados, a par do aconselhamento em diversas áreas e ações de promoção e divulgação junto do tecido empresarial nacional e internacional são alguns dos apoios previstos.

Nos primeiros seis meses de atividade, e para cumprir o seu objetivo de facilitar o acesso a financiamento, o Ativar Portugal realizou três eventos exclusivamente dedicados a alavancar as parcerias, com várias reuniões realizadas entre as grandes empresas portuguesas e internacionais, e as startups que fazem parte de iniciativa.

O último destes eventos, que funcionam segundo uma dinâmica de “Business Speed Dating”, aconteceu a 12 de novembro e foi o maior de sempre, com 150 reuniões agendadas, sendo complementado por uma nova iniciativa dedicada à temática ‘Growth Hacking’ que contou com mais de 200 participantes.

A par do balanço de seis meses da vertente startup do programa Ativar, a  Microsoft Portugal anuncia ainda a renovação da parceria com a Startup Braga, que já conta com um portfolio de mais de 55 startups apoiadas e 150 empreendedores na sua comunidade, tendo reunido mais de 5 milhões em investimento para estas empresas.

No âmbito do seu programa de aceleração, a Startup Braga apresentou o seu novo projeto “Beta Testers”, uma iniciativa pioneira que pretende ligar as startups tecnológicas a utilizadores que se disponibilizam para testar as versões iniciais dos produtos dessas mesmas startups.