A disponibilização de código aberto no .NET aplica-se à preview da edição 2015 do software e estende-se ao ASP.NET, compilador .NET, .NET Core Runtime e Framework e Libraries, permitindo aos programadores criarem aplicações com .NET.

"Com isto a Microsoft pretende trabalhar em estreita colaboração com a comunidade de código aberto (open source), recolhendo o seu contributo para futuras melhorias da plataforma, nomeadamente através da .NET Foundation", explica a empresa numa nota de imprensa.


Em comunicado, a Microsoft explica que para facilitar o desenvolvimento multiplataforma com .NET vai ainda assegurar o suporte à edição gratuita do Xamarin Starter, que ficará disponível no final do ano.



As novidades foram anunciadas esta quarta-feira pela Microsoft, que também revelou a disponibilidade do novo Visual Studio Community 2013, uma edição gratuita com todos os recursos do Visual Studio.



No que se refere à preview do Visual Studio 2015, já pode ser descarregada a partir daqui. A plataforma passa a garantir suporte para iOS e Android, para além do Windows. Em relação ao Android, um detalhe importante será a inclusão de um emulador para o sistema operativo móvel da Google, que vai facilitar a realização de testes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico