Realiza-se hoje mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores. A iniciativa tem como objetivo juntar investigadores e público num ambiente informal de troca de ideias e experiências, como define a própria organização. É o dia em que os investigadores mostram trabalho, em linguagem simplificada, para aproximar a ciência do cidadão comum, mas é também a oportunidade para motivar os jovens para a carreira cientifica ou para promover contactos entre quem está ligado às áreas cientificas e da investigação.
A iniciativa realiza-se desde 2005 com o financiamento da Comissão Europeia, no âmbito do 7º Programa-Quadro para a Investigação e Desenvolvimento. Envolve os países da União Europeia e Israel. Em Portugal são várias as cidades que promovem iniciativas a partir do final da tarde e noite dentro.
No ano em que se comemora o 100º aniversário da participação portuguesa no Jogos Olímpicos, o tema dá mote ao evento, que aproveita para explorar a ligação entre ciência e desporto.
No site oficial é possível obter todas as informações necessárias e consultar a agenda de eventos num mapa, ou através de uma lista de concelhos.
Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, por exemplo, a NEI é assinalada com a exposição O Corpo que pretende, numa noite, divulgar alguns projetos e produtos de investigação que medem, monitorizam, reparam, substituem e estendem as funcionalidades do corpo humano, detalha a instituição.
Há para ver um manequim que "adivinha" sentimentos, um stick de hóquei à medida do seu dono, humanos virtuais realísticos, ou robôs vigilantes - uma nova segurança, entre outros projetos.
Isto na FEUP. No resto do país há muitas outras propostas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários