Realiza-se hoje mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores. A iniciativa tem como objetivo juntar investigadores e público num ambiente informal de troca de ideias e experiências, como define a própria organização. É o dia em que os investigadores mostram trabalho, em linguagem simplificada, para aproximar a ciência do cidadão comum, mas é também a oportunidade para motivar os jovens para a carreira cientifica ou para promover contactos entre quem está ligado às áreas cientificas e da investigação.



A iniciativa realiza-se desde 2005 com o financiamento da Comissão Europeia, no âmbito do 7º Programa-Quadro para a Investigação e Desenvolvimento. Envolve os países da União Europeia e Israel. Em Portugal são várias as cidades que promovem iniciativas a partir do final da tarde e noite dentro.



No ano em que se comemora o 100º aniversário da participação portuguesa no Jogos Olímpicos, o tema dá mote ao evento, que aproveita para explorar a ligação entre ciência e desporto.



No site oficial é possível obter todas as informações necessárias e consultar a agenda de eventos num mapa, ou através de uma lista de concelhos.



Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, por exemplo, a NEI é assinalada com a exposição O Corpo que pretende, numa noite, divulgar alguns projetos e produtos de investigação que medem, monitorizam, reparam, substituem e estendem as funcionalidades do corpo humano, detalha a instituição.



Há para ver um manequim que "adivinha" sentimentos, um stick de hóquei à medida do seu dono, humanos virtuais realísticos, ou robôs vigilantes - uma nova segurança, entre outros projetos.



Isto na FEUP. No resto do país há muitas outras propostas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.