Para ajudar a responder à questão “O que é preciso para ser astronauta?”, o encontro assegura a participação da primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta da NASA, Ana Pires.
O programa da escola de verão "Como ser Astronauta?" encontra-se dividido em módulos, cada um correspondendo a um domínio do processo de seleção de astronauta. Fisiologia, experiência de voo, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação e atividades físicas são algumas das áreas abrangidas.
Os participantes vão ter a possibilidade de assistir a um concerto organizado pela Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC), no Teatro Académico de Gil Vicente, e a uma observação noturna com a secção de astronomia, astrofísica e astronáutica da Associação Académica de Coimbra. Os jovens poderão também visitar o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC).
Como a organização explica em comunicado, esta escola pretende “motivar estudantes a participar na próxima seleção de astronautas da Agência Espacial Europeia que ocorrerá no final da década”. Por outro lado, “através das atividades propostas pretende-se transmitir o máximo de informação sobre os critérios de seleção de astronautas”.
O evento é organizado em conjunto pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o OGAUC, a ESA-BIC e o LIP.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários