Terminou na semana passada, a 8 de Junho, o prazo para envio das frases do Passatempo do TeK e da FCA. O desafio que foi lançado aos leitores pedia para escreverem uma frase, ou um pequeno texto, sobre a importância do HMTL5, mostrando o que já sabem sobre o tema.

Perto de duas dezenas de participações, completas e originais, tornam difícil a escolha das melhores frases e por isso vamos submeter à votação de todos os leitores seis das propostas dos concorrentes para que possam ajudar-nos a selecciona os três concorrentes que vão receber o livro HTML5, de Luís Abreu.

As participações foram revistas pelo júri que pré-seleccionou as seis mais originais e completas. Estas estão agora disponíveis na área das Votações do TeK, na coluna do lado direito, sendo apenas indicado o número da frase, cujo detalhe pode ser visto aqui. A ordem de apresentação das frases foi seleccionada de acordo com a data de envio das participações.

As frases para votação são:


Frase 1


HTML5 significa : Liberdade de plataforma e browser, Igualdade de codificação, Fraternidade da Comunidade de Programadores

Por: Rui Monteiro


Frase 2


Era uma vez uma linguagem, que apesar de revolucionária, ainda não tinha todos os poderes para tornar o seu mundo num lugar mais igual e uniforme. O HTML apesar de ter ajudado a construir a Rede como um sítio melhor e mais habitável, a verdade é que há sempre coisas a melhorar e vilões a derrotar. O 5 era a peça que faltava ao HTML que agora até tem um símbolo digno de um super herói. E os mauzões multimédia que se cuidem, pois o HTML5 vem aí: Plug-ins, Flash ou Silverlight, o HTML5 veio para tornar os nossos browsers mais independentes e capazes. A Rede está mais aberta e completa.


Por: Rui Ferreira

Frase 3

A linguagem de programação HTML 5 vai revolucionar a maneira como até agora o html era conhecido, extremamente limitado por ter que utilizar plugins externos (como flash, por exemplo) para ser visualizada uma página com conteúdos multimédia num browser. Agora será possível programar de raiz conteúdos multimédia e uma total compatibilidade com praticamente todos os browsers existentes.

Por: kou_seiya_girl


Frase 4


A adopção do HTML5 veio para revolucionar o mundo web, oferecendo novos métodos de programação simples, leve e funcional! Anteriormente, para tornarmos um web site animado, necessitávamos de flash ou gif's animados, o que, ou se tornaria um site pesado onde por vezes uma incompatibilidade com o Adobe Flash Player não deixaria o cliente usufruir dos serviços prestados na página, ou uma fraca qualidade de imagens e com poucos recursos para animação tornando 99% das vezes uma página “feia” e de difícil navegação. Costuma-se dizer que quando se muda, muda-se para melhor mas esta mudança não só foi para melhor como veio dar uma nova vida à web!


Por:
João Lopes

Frase 5

Como ninguém podia prever o Admirável Mundo Novo que iria surgir da ideia simples e poderosa do HTML 1.0, também ninguém pode hoje prever o mundo que irá surgir do HTML5. Mas nada nos impede de sonhar. Paredes e mesas interactivas, aplicações que transitam do telemóvel para o computador com o deslize de um dedo, livros interactivos que se renovam constantemente, enciclopédias comunitárias que abrangem toda a dimensão do conhecimento humano. O futuro está aqui e chama-se HTML5.

Por: Jose Luis Malaquias

Frase 6

A nova versão da linguagem HTML traz consigo importantes mudanças no mundo da WEB, implementando novas funcionalidades, novos recursos (antes só possíveis por meio de outras tecnologias) e permitindo uma importante disseminação dentre todos os novos browsers de internet, tornando-o mais universal.
Como principal destaque, esta evolução pode eliminar a necessidade de pluf-ins para aplicações multimédia em browsers. O HTML5 é já visto como um forte concorrente ao Flash, ao Silverlight, da Adobe, da Microsoft e ganhou inclusivé o apelido de "Flash-killer".
O HTML5 vai revolucionar e veio para ficar.


Por: Vitor Alexandre Carvalho

Escolha a sua participação preferida. Os três mais votados até às 17 horas de dia 15 de Junho vão receber os três livros que temos para oferecer.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.