A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e o INESC TEC juntaram-se para criar o primeiro acelerador de startups do Porto. Contudo este não é um projeto meramente local.

A atividade do Startup Porto Accelerator estende-se até Silicon Valley e conta com o suporte de “uma rede de mentores e parceiros de referência internacional”, avança Rafael Alves Rocha, em comunicado, diretor de comunicação da ANJE.

O programa, que conta com o apoio de empresas como a Amazon e Microsoft, estreia-se com duas edições, sendo uma em abril e outra em maio. As candidaturas para a primeira fase estão a ser aceites até ao dia 10 de fevereiro.

O Startup Porto Accelerator vai escolher os 20 melhores projetos e os candidatos selecionados vão então ter oportunidade para “venderem” os seus produtos e mostrarem as suas capacidades, durante um workshop de 16 horas.

Uma equipa da ANJE e do INESC TEC escolhe as 10 melhores ideias que vão passar para a fase de aceleração, que tem uma duração de sete semanas e durante a qual os candidatos vão poder afinar os detalhes dos seus trabalhos, realizar as alterações necessárias e por o “motor” dos seus projetos a funcionar.

No final deste período, os candidatos vão poder apresentar os seus projetos – já consolidados e com as “arestas limadas” – a um painel de potenciais investidores.

Na última etapa do percurso no programa de aceleração, as startups vão poder viajar até Silicon Valley, em São Francisco, onde durante uma semana vão poder contactar diretamente com um dos maiores centros de inovação e tecnologia do mundo.

Estima-se que toda a formação, sessões de acompanhamento e prémio final de 5.000 euros totalizem um "pacote financeiro" que chega aos 17.000 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.