A pesquisa do investigador alemão está focada na inteligência artificial e explora a utilização inteligente de informação estruturada e distribuída pela web, com o objetivo de dotar os sistemas de mais conhecimento. Recorre à Representação de Conhecimento e Raciocínio (RCR) à Web Semântica, como explica uma nota de imprensa.
“Atualmente a web disponibiliza enormes quantidades de informação e conhecimento com diferentes formas de estruturação e complexidade, desde conhecimento organizado em hierarquias até conhecimento que permite representar e raciocinar sobre exceções”, explica Matthias Knorr.
“Grande parte deste conhecimento é representado em linguagens estandardizadas para facilitar a sua criação e reutilização entre aplicações, empresas e comunidade”, continua o investigador, que se tem dedicado ao desenvolvimento de uma ferramenta que “permita o raciocínio sobre a integração de várias bases de conhecimento de forma muito eficiente, algo que é crucial tendo em conta os grandes volumes de informação e conhecimento disponíveis nos nossos dias”, complementa ainda a nota de imprensa.
A IBM premeia investigadores através desta iniciativa há 26 anos. Por seis vezes a distinção foi entregue a investigadores da Universidade Nova de Lisboa. Desta vez o premiado foi Matthias Knorr, doutorado em Engenharia Informática pela mesma universidade de 35 anos.
O mesmo prémio também distinguiu Dulce Alves de Oliveira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com uma Menção Honrosa pelo trabalho “Modelos Computacionais para Simular Cenários Clínicos: Parto Vaginal”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários