Uma pesquisa da responsabilidade da Hays revela que mais de metade dos profissionais de TI (56%) recusou ofertas de emprego em 2015 e que esta área continua a ser aquela que soma mais procura do mercado. No entanto, ao contrário do que acontece noutros sectores, só um pouco mais de metade dos profissionais afirma estar disposto a mudar de emprego em 2016.

 

É também no sector das TI que a análise encontra menor nível de descontentamento salarial, embora este seja um indicador em crescimento face ao ano passado. Em 2015 42% dos inquiridos revelam-se insatisfeitos com o nível do seu salário. Em 2016 estão nessa situação 56% dos inquiridos.

 

Os dados constam do Guia do Mercado laboral 2016, uma análise da responsabilidade da Hays. Teve em conta as respostas de 3.200 profissionais e 800 empregadores. Também aponta para um número recorde de empresas com planos para fazer novas contratações este ano, uma intenção demostrada por 74% dos empregadores, que destacam áreas como a engenharia ou as Tecnologias de Informação.

 

O mesmo estudo indica que 82% dos profissionais qualificados que hoje vivem e trabalham fora do país querem regressar a Portugal.