O Linux Professional Institute aproveitou a CeBIT para anunciar ontem um novo programa na área do Linux. O Linux Essentials vai certificar competências e pode chegar aos interessados através de escolas e centros de formação, a partir de junho, adianta o LPI.



Criado em parceria com professores, formadores e especialistas em Linux, o programa aposta numa base de referência de conhecimentos que permita assegurar competências básicas nesta área.



Quem tiver um certificado Linux Essentials compreenderá conceitos básicos e princípios do sistema operativo e da programação em Linux, mas também saberá a importância da comunidade e os modelos de licenciamento associados a este software.

De acordo com o TechWorld o teste que permite garantir a certificação vai custar entre 50 e 65 euros, dependendo se é feito na escola ou num centro de formação, respetivamente.



No mesmo dia em que apresentou esta nova iniciativa de formação, o Linux Professional Institute também revelou que que está a trabalhar com a União Internacional das Telecomunicações num grande projeto de formação na Ásia.



O objetivo dessa iniciativa é fornecer formação em Linux a 13.200 formadores em 22 países da liga árabe, através de 132 novos centros de formação. Neste mega projeto de formação estará focado nos três níveis de certificação disponibilizados pelo instituto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico