Durante o primeiro semestre de 2015, administradores de base de dados, analistas-programadores aplicacionais para a web e mobile e consultores para as áreas de segurança e business intelligence foram os profissionais mais solicitados pelas empresas portuguesas. As principais interessadas têm sido grandes e médias empresas, a operar em Portugal, revela a Rumos Serviços que fez o recrutamento.



"Estas são também algumas das áreas em que se verifica um maior desequilíbrio entre as necessidades das organizações e os profissionais disponíveis no mercado", afirmou Tiago Catarino, diretor da Rumos HR Outsourcing, em comunicado. "Principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento mobile, segurança e administração de base de dados", acrescentou.


Para dar resposta às necessidades das empresas com que trabalha, a organização contratou 38 novos consultores na primeira metade do ano e tem a expectativa de chegar às 70 contratações até ao final de 2015.


Entre as vagas por preencher destacam-se as oportunidades para consultores nas áreas de administração de sistemas, business intelligence, segurança e redes informáticas, bases de dados, desenvolvimento aplicacional, Internet e mobilidade, entre outras funções.