A iniciativa UberPITCH foi desenvolvida a nível europeu e no dia 1 de junho ligou empreendedores de 21 países e 37 cidades da Europa para identificar as melhores ideias que podem ter uma boleia da Uber para conseguir investimento, e um pitch especial com o fundador da empresa que já se tornou um fenómeno mundial.

Em Portugal foram submetidas mais de 200 ideias, tendo sido selecionadas 50 para apresentarem as suas ideias em 15 minutos, durante uma viagem num Uber com a Portugal Ventures.

Da experiências saíram três vencedores em Portugal que vão ser acompanhadas pela Portugal Ventures, mas em primeiro lugar ficou a Wave, que vai poder usar o co-working da sociedade de capital de risco da Uber em Berlim para acelerar o projeto durante um mês. 

A ideia de Ricardo Santos com a Wave passa por trazer uma tecnologia de controle por gestos mais personalizável e intuitiva para a integração em wearables, como smartwatches, e outros aparelhos de controlo remoto, eliminando a necessidade de calibração e treinos.

Os outros dois vencedores foram a ONDECK de Filipe Fonseca, uma aplicação que apoia grandes e pequenas e médias empresas em tudo o que envolve exportação de produtos e serviços e em processos de internacionalização; e a Sweet Rebel Bride de Ana Luísa Tavares, uma plataforma de organização de casamentos.

O desafio ainda não terminou e agora as ideias vencedoras de cada país vão voltar a ser avaliadas. A melhor a nível europeu vai ser anunciada até ao dia 7 de Junho e tem direito a um bilhete para viajar até Berlim e conhecer o CEO da Uber, Travis Kalanick.