Foi inaugurado esta terça-feira o novo Laboratório de 5G+AI que nasce de uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA), o Instituto de Telecomunicações (IT) e a Huawei, firmada em julho de 2020 com vista a desenvolver atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) nas áreas das redes móveis de quinta geração e da Inteligência Artificial
O laboratório 5GAlner vai permitir o desenvolvimento e teste de novas ferramentas assentes em 5G e IA tendo em vista a criação de soluções tecnológicas avançadas, apoiando a indústria nacional. Espera-se também que o laboratório seja uma mais-valia na formação de uma nova geração de engenheiros, sobretudo no domínio da sociedade digital wireless.
De acordo com a UA, Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, afirma que o laboratório terá “um valor inestimável para o avanço da investigação, para o enriquecimento da nossa formação pós-graduada e para a afirmação internacional da UA e do IT”.
Para Paulo Jorge Ferreira, a parceira é relevante não só para a UA, como também para a região, com foco na inovação da indústria e na transição digital da sociedade e com o laboratório a afirmar-se como “um passo na direção certa – a olhar o futuro”.
Já José Carlos Pedro, professor na UA e presidente da Comissão de Gestão do IT, enfatiza que o laboratório 5GAlner vai permitir colocar a UA num conjunto de “unidades de investigação a nível mundial com acesso a tais instrumentos de investigação científica de ponta”, permitindo cumprir ainda melhor a sua missão ao serviço à comunidade.
Além de Paulo Jorge Ferreira e de José Carlos Pedro, a cerimónia de inauguração, que poderá ser rever através de uma transmissão ao vivo no YouTube, contou com a presença de Tony Li, CEO da Huawei Portugal, assim como de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Citado em comunicado, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, frisa que “é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do Know-how da Universidade de Aveiro e do IT para a criação de um campo experimental na área das telecomunicações”. A iniciativa afirma-se como “projecto relevante para gerações futuras”, afirma o Ministro, reconhecendo também “o papel da Huawei nesta aposta tecnológica que vai posicionar Portugal a nível global”.
Tony Li, CEO da Huawei Portugal, sublinha a necessidade de um trabalho em conjunto “para desenvolver novos modelos no ecossistema digital”, destacando que o investimento na iniciativa criará “um hub de competências na região”.
“A transição digital exige a exploração e experimentação contínua de novas soluções para os diferentes sectores, idealmente em colaborações que envolvam a indústria, a academia e a sociedade”, destaca Paulo Jorge Ferreira, Reitor Universidade de Aveiro.
Em linha com o responsável, José Carlos Pedro, Presidente do IT, afirma que “a parceria em curso vai beneficiar a comunidade e fomentar a criação de valor acrescentado e competitividade das empresas, através da criação de conhecimento científico, partilha de novas experiências e da conceção de modelos de negócio inovadores”.
O 5GAIner tem a sua base no IT, mas o seu raio de ação abrange outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro e fábricas instaladas na localidade, como por exemplo, o caso da Bosch Termotecnologia, onde já decorrem testes a nível de sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização:13h54)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários